Viagem do secretário de governo Everton Campos da prefeitura de Ipatinga aos Estados Unidos é denunciada ao MP

O secretário que não está no trabalho, não está de férias, nem de folga ou licença, teria abandonado o cargo, ao viajar na "calada da noite" e sem avisar.

26/01/2025 10h00

Éverton Campos em uma de suas viagens aos EUA

A viagem do secretário de governo Everton Campos da prefeitura municipal de Ipatinga realizada "na calada da noite", foi denunciada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na última quinta-feira (23). É o que mostra um e-mail que foi enviado ao JV.

A denúncia enviada ao MP, tambem versa sobre o papel da imprensa como um dos poucos mecanismos que ainda pode ser utilizado pela população em defesa da má utilização ou do abuso dos recursos públicos. (confira abaixo)

Relembre o caso

O Jornal dos Vales recebeu uma denúncia de que Secretário de Governo Everton Campos, teria viajado para os EUA, mesmo sem ter direito a férias. Baseado na informação, nossa redação fez diversos contatos para saber a veracidade da informação e foi constatado que Everton Campos, teria viajado aos EUA, para passar uns dias com uma de suas filhas que está no país americano fazendo intercâmbio.

Ipatinga devastada pelas chuvas e o secretário de governo Éverton Campos viaja para os EUA a passeio

O fato também foi confirmado por amigos do secretário e por cargos de confiança, que postaram um texto em sua defesa nos grupos de WhatsApp da região.

Viagem de Éverton Campos aos EUA mesmo com a cidade devastada, é defendida por ocupantes de cargo de confiança da prefeitura de Ipatinga

Secretário de governo de Ipatinga Everton Campos - Foto: Redes sociais

Nos bastidores da política regional, falam que o prefeito Gustavo Nunes, "estuda um meio" para dar legalidade à viagem do seu super secretário, e uma das alternativas seria publicar uma exoneração retroativa de Everton Campos, uma vez que o secretário que não está no trabalho, não está de férias, nem de folga ou licença, e teria abandonado o cargo, ao viajar na "calada da noite" e sem avisar.

No entanto, nenhuma manifestação foi dada ou publicada oficialmente pela prefeitura de Ipatinga.

Secretário de governo Éverton Campos e o prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes - Fotos: Redes sociais

Veja o teor da denúncia

"AO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS,
Prezados Promotores de Justiça,
A imprensa é um dos poucos mecanismos que ainda pode ser utilizado pela população em defesa da mal utilização ou do abuso dos recursos públicos. O secretário municipal de Ipatinga de Governança de Governo, Everton Campos, não está de férias, nem licença ou folga, na cidade e nas dependências dos poderes público não tem outro comentário a não ser a viagem que fez para os Estados Unidos período da maior crise que Ipatinga atravessa em decorrência das chuvas que atingiram o município e com poucos dias de governo, que iniciou no último dia 1º de Janeiro. Se secretário de Governo Everton Campos, não está de férias, folga ou licença, ele teria abandonado a função e viajado para o EUA, e não é o que consta na secretaria geral da PMI, o Diário Oficial do Município não publicou a exoneração do referido servidor público comissionado, cargo de extrema confiança do chefe do executivo. E nos chamou a atenção foi a defesa escrita com os mesmos dizeres em grupos de whatsapp, propagada por dois ou três servidores em cargos de confiança com ligação ao secretário, principalmente os de comentários de cunho político, utilizado por alguns servidores públicos, uma mensagem escrita pela mesma pessoa. Estamos em um período desafiador em Ipatinga que está contando com ajuda dos governos Federal, Estadual, vários municípios e a população civil bastante envolvida para sairmos dessa crise onde temos centenas de famílias desabridas e desalojadas, informação do próprio Prefeito e dos canais do Município de Ipatinga."

Da redação - Espaço aberto aos citados