Ex-prefeito de Ipaba Marquinho do Odilon é condenado por fraude em licitação de combustíveis
De acordo com a sentença, ficou comprovado que havia registros de abastecimentos de veículos sucateados e o direcionamento irregular do contrato para uma empresa específica.
24/09/2024 12h30
A Justiça condenou, no último dia 19, o ex-prefeito de Ipaba, Edimarques Gonçalves Teixeira, conhecido como Marquinho do Odilon, em mais uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público. Desta vez, a condenação envolve fraudes em uma licitação para a aquisição, pagamento e fornecimento de combustíveis, como álcool, gasolina e diesel.
De acordo com a sentença, ficou comprovado que havia registros de abastecimentos de veículos sucateados e o direcionamento irregular do contrato para uma empresa específica. Além disso, proprietários de postos de combustíveis também foram condenados por participarem das fraudes e irregularidades no processo licitatório.
Edimarques Gonçalves Teixeira foi condenado pelas práticas de improbidade administrativa e penalizado com as seguintes sanções:
- Suspensão dos direitos políticos por seis anos;
- Pagamento de multa civil equivalente ao valor total do dano causado, no montante de R$ 149.092,45;
- Proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por seis anos, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.
A condenação reforça a postura da Justiça em coibir práticas que lesam o erário público e reforça a importância da fiscalização e transparência nos processos de licitação.
Confira outras matérias do Jornal dos Vales referentes a diversas condenações do ex-prefeito
Marquinho do Odilon, ex-prefeito de Ipaba, é condenado em 3 processos