Teófilo Otoni (MG) é a 16ª cidade mais violenta do Brasil em ranking nacional
Grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho travaram uma guerra por território na cidade
25/07/2025 10h30
Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, ocupa a 16ª colocação entre as cidades mais violentas do Brasil em 2024, segundo ranking baseado na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. No ano passado, o município registrou 52,8 assassinatos a cada 100 mil moradores.
A alta incidência de homicídios é atribuída, principalmente, à disputa entre facções criminosas no primeiro semestre de 2024. Grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho travaram uma guerra por território na cidade.
Apesar da redução dos índices nos meses seguintes, as forças de segurança seguem em alerta. Um dos episódios recentes que reforçam essa atenção foi a morte de ''Denis Pimentinha", natural de Teófilo Otoni e apontado como o número 3 na hierarquia do Comando Vermelho em Minas Gerais.
Ele foi baleado e morreu durante uma operação da Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) no início desta semana.
Na manhã desta sexta-feira (26), está prevista uma coletiva de imprensa com o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jean, que deve detalhar os dados e apresentar as estratégias da corporação para reforçar a segurança e garantir a paz na região.