Doença respiratória de causa desconhecida é investigada após duas mortes no Norte de Minas

Três pessoas foram contaminadas após festa na zona rural e duas não resistiram; SES conduz investigação para determinar o que provocou as mortes

14/07/2025 18h00

Redes Sociais
São Francisco, no Norte de Minas, tem cerca de 55 mil habitantes

Duas pessoas morreram em São Francisco, no Norte de Minas, após contraírem uma síndrome respiratória de causa ainda desconhecida. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), apura as circunstâncias da contaminação dos três pacientes identificados até o momento. Um deles sobreviveu e já recebeu alta hospitalar.

As investigações preliminares apontam que os casos estão ligados a um evento realizado na zona rural do município, entre os dias 23 e 27 de junho. Os pacientes apresentaram evolução rápida para um quadro grave e agressivo da doença. Além dos casos confirmados, outros participantes do evento também relataram sintomas inespecíficos.

Influenza

  • Uma das mortes teve resultado laboratorial detectável para influenza, o que está sendo considerado na análise epidemiológica e laboratorial em curso.
  • Amostras clínicas continuam sendo analisadas para confirmação etiológica e exclusão de outras hipóteses diagnósticas.
  • Medidas de vigilância e controle estão sendo intensificadas, incluindo busca ativa de casos, coleta de amostras e monitoramento de contatos.

A SES-MG reforça que todas as ações estão sendo tomadas com base nos protocolos técnicos de vigilância em saúde e orienta a população a manter a calma e a adotar as seguintes medidas de prevenção contra a influenza e outras doenças respiratórias:

Prevenção

  • Evitar aglomerações e locais fechados ou mal ventilados, especialmente se estiver com sintomas respiratórios;
  • Utilizar máscara ao apresentar sintomas gripais ou ao frequentar unidades de saúde;
  • Cobrir nariz e boca com o braço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Manter a vacinação contra a gripe atualizada, especialmente em grupos prioritários;
  • Procurar atendimento médico em caso de sintomas como febre, tosse, dor no corpo, dificuldade para respirar ou sangramentos.