Eleitores de Guapé (MG) vão às urnas neste domingo (6) para escolher novo prefeito

Guapé é o primeiro município de Minas a ter eleição suplementar após o pleito regular municipal em 2024

06/07/2025 08h00

Parque Ecológico do Paredão em Guapé, no Sul de Minas

Eleitores de Guapé, no Sul de Minas Gerais, irão às urnas neste domingo (6) para eleger o novo prefeito e vice-prefeito do município.

A necessidade de uma nova eleição surgiu após o candidato mais votado para o cargo de prefeito no pleito de 2024, Thiago Sávio Câmara (PSDB), ter o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Thiago teve o mandato cassado quando ainda exercia o cargo de vereador na Câmara Municipal de Guapé, em 2022. A inelegibilidade, neste caso, se aplica às eleições realizadas durante o período remanescente do mandato para o qual ele foi eleito e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura.

A cidade, no entanto, não ficou "sem prefeito". Durante esse período, o vereador Randerson Ribeiro (PL), presidente da Câmara Municipal, assumiu interinamente o comando do Executivo.

Quem disputa a prefeitura de Guapé?

Três chapas concorrem à prefeitura neste ano:

  • Luiz Fernando Oliveira, conhecido como Luiz Fernando Enfermeiro (PP), disputa o cargo de prefeito, tendo como vice Clezio Sebastião da Silva, o Tião (PP);
  • Pedro Luís Simões, conhecido como Dr. Pedro (PL), é candidato a prefeito, com Antônio Divino da Cunha, o Nenzão do Santo Antônio (PSDB), como vice;
  • Rayza Bezerra Aguiar Câmara, conhecida como Rayza Câmara (Republicanos), concorre ao cargo de prefeita, com Celso Oliveira Freitas, o Celsinho Freitas (Republicanos), como vice-prefeito.

Como será a votação?

Apesar de se tratar de uma eleição suplementar, a votação ocorrerá da mesma forma que em pleitos regulares.

A votação será realizada das 8h às 17h. Cerca de 11.016 eleitores estão aptos a votar no município.