Homem é preso por coação no curso do processo em Guanhães

03/07/2025 14h30

FOTO: Reprodução / Policia Civil

Um homem de 58 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa quarta-feira (2/7), pelo crime de coação no curso do processo, em Guanhães, região Leste do estado.

O suspeito era investigado pela equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em uma ação penal por importunação sexual. Após ser formalmente notificado sobre o processo, ele passou a ameaçar e intimidar a vítima, uma jovem de 21 anos, com o objetivo de dificultar o andamento das investigações.

Diante da conduta criminosa, a vítima procurou novamente a Deam para relatar os fatos, ocasião em que foi instaurado um segundo inquérito policial para apurar o crime de coação no curso do processo.

Com base no depoimento da vítima e nos elementos de provas reunidos, o delegado Junio Silva de Almeida representou pela prisão preventiva do investigado. A medida foi deferida pela Justiça e cumprida pela equipe da Deam em Guanhães.

Garantia de direitos

A delegada regional em Guanhães, Liliam Fernandes de Cales, destacou o papel da Polícia Civil no combate à violência contra a mulher, ressaltando o empenho da unidade especializada na cidade.

"A atuação firme da Deam é essencial para proteger as mulheres e romper o ciclo de violência. Cada prisão representa uma resposta clara do Estado contra práticas que tentam calar ou intimidar as vítimas".

Para Almeida, "a atuação da Deam é fundamental para garantir a segurança das mulheres e assegurar que elas possam exercer plenamente seus direitos, sem serem ameaçadas ou silenciadas".

O policial ainda assegurou: ?Nosso compromisso é garantir que essas vítimas tenham respaldo e segurança para dar continuidade aos processos legais?.