Julgamento de candidaturas laranjas do PRTB assombra vereadores que poderão perder o mandato em Ipatinga
"Uma das acusadas de ter sido usada como laranja, teria afirmado diante do juiz, que realmente não fez campanha e que não tinha nenhum interesse em disputar uma eleição, que apenas aceitou uma proposta financeira para ser candidata".
26/06/2025 13h00
Como anunciado com exclusividade pelo Jornal dos Vales, Candidaturas Laranjas podem resultar na substituição de vereadores em Ipatinga, nesta quarta-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) retomou o julgamento de uma ação que movida contra o PRTB do Município de Ipatinga pode mudar o resultado das eleições para vereador na cidade.
A ação patrocinada pelo advogado Flaviano Dueli, aponta suposta fraude à cota de gênero na chapa proporcional do PRTB, utilizada por um grupo de candidatos na última eleição municipal.
Na sessão da ultima segunda-feira (23), a relatora do TRE/MG, Flávia Birchal, votou pela cassação do DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários), reconhecendo a fraude. O primeiro vogal pediu vista e, nesta quarta-feira, apresentou voto acompanhando a relatora.
Alegando ausência de provas robustas, dois magistrados divergiram e votaram contra a cassação. No entanto, o quinto julgador, também votou pela cassação, formando maioria de 3 a 2 a favor da anulação da chapa do PRTB. Dando sequência a votação, o sexto membro do colegiado pediu vista, ficando o julgamento para retomado na sessão de 1 de julho.
O julgamento
Segundo fontes ligada diretamente ao PRTB, "uma das acusadas de ter sido usada como laranja, teria afirmado diante do juiz, que realmente não fez campanha e que não tinha nenhum interesse em disputar uma eleição, que apenas aceitou uma proposta financeira para ser candidata".
Caso os membros do Tribunal julgarem procedente o pedido para promover a cassação do PRTB pela violação da norma eleitoral, haverá uma possível mudança na composição da Câmara, fato que assombra vereadores que poderão perder o mandato em Ipatinga
Nos corredores da Câmara Municipal de Ipatinga e nos bastidores da política local, comenta-se que Adiel Oliveira, Pastor Fernando Castro e João Paulo Dorneles seriam os vereadores que perderiam o mandato em caso de uma nova recontagem de votos com a vitória do PDT contra o PRTB.
Elizângela Barroso, Danone e Toninho Felipe ou Crispim do Cemitério seriam os vereadores que assumiriam vagas, caso ocorra a recontagem dos votos.