Cemig dá até 65% de descontos na conta de luz: saiba quem tem direito
Inclusão no programa que garante desconto é automática, basta atender os requisitos da Cemig
15/05/2025 08h30
Por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), os clientes da Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) podem ter até 65% de desconto na conta de luz. O programa é voltado para famílias de baixa renda cadastradas em Programas Sociais do Governo Federal, como o CadÚnico e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O desconto é aplicado somente para a parcela do consumo mensal de até 220 KWh. Quantidades acima desse limite seguem a tarifa convencional. Caso a família já esteja cadastrada em programas sociais do governo, não é necessário se inscrever - a inclusão no programa acontece automaticamente, sem necessidade de solicitação.
Para garantir a inclusão automática no benefício, é indispensável manter o cadastro atualizado junto ao Governo Federal e à distribuidora. Caso haja inconsistências nos dados do CadÚnico , o direito ao desconto pode ser cancelado.
Cada família tem direito ao desconto em apenas uma unidade consumidora, sem necessidade de ser o titular da conta. Caso o cliente se mude de casa, é necessário comunicar a Cemig para que o benefício da TSEE seja transferido para esta nova unidade consumidora.
Para participar do programa, é necessário atender a pelo menos um dos requisitos a seguir:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa;
- Estar inscrito no CadÚnico, com renda de até três salários-mínimos, e possuir um membro da família que depende de aparelhos elétricos para tratamento médico;
- Ter na família um beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), seja idoso ou pessoa com deficiência.