Freira brasileira considerada pessoa mais velha do mundo morre aos 116 anos

A irmã Inah Canabarro Lucas faleceu nesta quarta-feira (30) em Porto Alegre (RS)

01/05/2025 08h00

A freira Inah Canabarro Lucas faleceu aos 116 anos nesta quarta-feira (30) em Porto Alegre (RS). Nascida em 8 de junho de 1908, ela era considerada a pessoa mais velha do mundo.

A morte foi confirmada pela Congregação das Irmãs Teresianas, onde Inah residia. "No dia de hoje, abraça a ressurreição a Irmã Inah Canabarro, rendemos graças pela doação e entrega, pedimos que o Senhor, Pai de bondade, receba-a e acolha-a em seu infinito amor!", disse por meio de nota.

A brasileira havia sido reconhecido como a decana da humanidade após a morte, em janeiro, da japonesa Tomiko Itooka, também aos 116 anos. O título agora passa para Ethel Caterham, uma residente da cidade inglesa de Surrey, com 115 anos e 252 dias, segundo o Grupo de Pesquisa Gerontológica dos Estados Unidos (GRG) e a LongeviQuest.

Saiba quem foi a irmã Inah

Nascida na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, a saúde da irmã Inah foi frágil durante a infância, segundo sua biografia no site LongeviQuest.

Aos 16 anos, Inah iniciou sua vida religiosa em uma escola das Teresianas em Santana do Livramento, perto da fronteira com o Uruguai, antes de viver brevemente em Montevidéu.

Foi ordenada freira aos 26 anos e teve uma longa carreira de serviço religioso como professora e secretária.

Questionada sobre as razões de sua longevidade, ela atribuiu a Deus. "Ele é o segredo da vida. É o segredo de tudo", declarou.

Em 2018, com cerca de 110 anos, recebeu a bênção apostólica do papa Francisco.

Inah Canabarro Lucas é a segunda freira mais longeva da história, atrás apenas da francesa Lucile Randon, que viveu até os 118 anos.