Prefeitura de Periquito convida população a aderir ao Programa Família Acolhedora

O acolhimento em famílias acolhedoras é provisório e assegura às crianças e adolescentes, vítimas de abandono, negligência e formas múltiplas de violência, o direito fundamental e constitucional à convivência familiar e comunitária.

14/03/2025 14h00

A Prefeitura de Periquito convida a população a aderir ao Programa Família Acolhedora. O serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, prevê o cadastramento de famílias interessadas em receber temporariamente crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco, servindo de lar temporário.

As famílias cadastradas recebem orientação sobre o programa e o acolhimento, que dura, no máximo, dois anos, permitindo que os jovens tenham convivência familiar e comunitária.

O QUE É O PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA?

O Programa Família Acolhedora é uma política pública municipal de apoio e proteção social especial à criança e ao adolescente. O acolhimento em famílias acolhedoras é provisório e assegura às crianças e adolescentes, vítimas de abandono, negligência e formas múltiplas de violência, o direito fundamental e constitucional à convivência familiar e comunitária.

As famílias acolhedoras assumem o compromisso de tornarem-se parceiras no atendimento e na preparação para o retorno da criança e/ou adolescente à família de origem.

O acolhimento é temporário, feito voluntariamente, por meio de um Termo de Guarda Provisória emitido pela autoridade judiciária, destinado à família acolhedora cadastrada e capacitada para a função. Ao longo de todo processo de habilitação, acolhimento e pós acolhimento, recebe o acompanhamento da equipe técnica do serviço.

De acordo com o prefeito Zé Flor, "essa é a melhor maneira de garantir a essas crianças atendimento individualizado assegurando atenção e afeto. Necessitamos a adesão de famílias que se candidatem a ser uma "Família Acolhedora", ressaltou o prefeito.

Confira o vídeo publicado pela prefeitura de Periquito