Denúncias de candidaturas laranjas agitam bastidores políticos em Ipatinga

Segundo o MPMG, os 304 promotores eleitorais foram sensibilizados para ajuizar os casos em que houver indícios de candidaturas laranjas.

10/10/2024 21h00

O Jornal dos Vales obteve com exclusividade a informação de algumas denúncias de suspeitas de que "candidaturas femininas laranjas" concorreram aos cargos de vereadoras em Ipatinga. O assunto promete movimentar os bastidores políticos nos próximos dias.

A legislação eleitoral obriga que cada partido tenha 30% de candidatas mulheres. A falta de mulheres interessadas em disputar as eleições com o objetivo de vitória, gera uma série de "candidaturas forçadas". 

Mulheres com desempenho pífio nas urnas, geram suspeitas que as mesmas não tinham interesse verdadeiro na disputa do pleito, e estavam apenas "completando chapa" para que não houvesse a necessidade de reduzir a quantidade de candidatos do sexo masculino.

Segundo o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), o combate às candidaturas laranjas será prioridade nestas eleições. Ainda segundo o MP, os 304 promotores eleitorais foram sensibilizados para ajuizar os casos em que houver indícios de candidaturas laranjas.

Combate às candidaturas laranjas será prioridade nestas eleições, afirma coordenador do Observatório de Direitos da Democracia

A probabilidade de confirmação da veracidade dessas denúncias, pode alterar completamente o cenário dos vereadores eleitos em Ipatinga.

Mulheres com desempenho pífio nas urnas