Copasa promove mobilização social em Ataléia, no Vale do Mucuri
Iniciativa mostra importância da adesão às redes coletoras para melhoria constante da qualidade de vida
28/08/2024 20h30
Dando continuidade aos trabalhos de conscientização sobre os benefícios da conexão à rede de esgoto, agentes da Copasa, por meio da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Sustentável (USDS), vai realizar, até o final deste mês, em Ataléia, no Vale do Mucuri, uma mobilização social para chamar a atenção da população para os benefícios do sistema de esgotamento sanitário.
Esta é a primeira vez que o município de Ataléia recebe a mobilização, que faz parte do Programa Engajar para Transformar da Copasa. As ações iniciadas nesta semana contemplam pontos estratégicos da cidade com o objetivo de prover soluções para aqueles imóveis que ainda não estão conectados às redes da Copasa e, com isso, impedir que esgotos sejam lançados em córregos e na drenagem pluvial.
A previsão é que, até o final da mobilização, cerca de 300 imóveis sejam vistoriados. O encarregado de sistemas da Copasa, Wallison Moreira da Costa, conta que no município de Ataléia 77,46% das residências já estão interligadas com a rede de esgotamento da Companhia. "Durante as visitas, nossos agentes observam onde é lançado o esgoto e se o cliente tem interesse em conectar na rede da Copasa. Nosso trabalho de conscientização é mostrar os benefícios dessa conexão, que promove saúde pública, uma vez que elimina o lançamento a céu aberto evitando doenças. Nossa missão é bater de porta em porta para conscientizar esses moradores sobre o tratamento adequado do esgoto", explica.
Vale destacar que, em caso de interesse, o morador já pode assinar o termo de adesão diretamente com o agente. Em seguida, uma nova visita é agendada para conferir a instalação interna e interligar com a rede de esgoto. O cliente também pode solicitar a interligação nos canais de relacionamento.
A ligação residencial é gratuita. Quem ainda não estiver conectado pode solicitar a sua ligação nos canais de relacionamento: no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas. Para o atendimento tenha em mãos a fatura de água ou CPF do titular do imóvel.
Os benefícios da ligação da rede de esgoto vão desde a saúde pública, reduzindo a incidência de doenças causadas por águas poluídas, meio ambiente, evitando a degradação e protegendo a vida vegetal e animal, até a valorização dos imóveis ligados à rede coletora. "Aqui em Ataléia percebemos um grande interesse da população em querer canalizar a rede de esgoto em suas casas. Durante a mobilização, fomos procurados por moradores que não estavam na lista de abordagem solicitando o serviço", conta o assistente administrativo Gentil Ferraz Teixeira.
É importante que os moradores recebam os agentes de mobilização que estarão devidamente uniformizados, com a camiseta da Copasa, e em posse de crachás de identificação constando, além do nome do colaborador, as logomarcas da Copasa.
Por meio da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Sustentável, a Copasa vem fazendo mobilizações contínuas nas cidades em que atua. "Já estamos organizando as próximas mobilizações para o mês de setembro, nos 16 municípios que estão sob a Gerência Regional de Teófilo Otoni (GRTO), além de outras regiões, como Almenara e Diamantina", afirma a supervisora administrativa da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Leste da Copasa, Ivanete Xavier.
Orientações
Durante as visitas, os agentes aproveitam para reforçar com a população os benefícios da tarifa social, que possibilita uma redução de até 50% no valor da conta de água/esgoto às famílias previamente inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e morem em imóvel residencial.
Os agentes também dão dicas de economia e consumo consciente, os canais de atendimento da Copasa que funcionam 24h, além de reforçar o uso correto das redes coletoras de esgoto. É sempre válido lembrar que as tubulações dos sistemas de esgotamento da Companhia não são dimensionadas para as vazões de águas de chuva e, quando isso ocorre, pode causar refluxo, fazendo com que o esgoto retorne para dentro da residência. Além disso, pode levar ao estouro da tubulação e ao deslocamento das tampas de bueiros no meio das ruas, causando acidentes.
Outras causas de extravasamento de esgoto ocorrem geralmente devido a entupimentos causados pelo lançamento indevido de resíduos sólidos nas redes de esgoto, tais como gordura e óleo de cozinha, cabelo, absorventes, preservativos, fraldas descartáveis, cotonetes, guimbas de cigarro, dentre outros.
Engajar para Transformar
O programa foi instituído pela Copasa com o principal objetivo de assegurar uma atuação social sustentável e que agregue valor ao negócio da Companhia. Para isso, o programa estabelece as diretrizes do relacionamento da Copasa com a sociedade, com foco do cliente, e apresenta uma metodologia que estabelece presença, diálogo e afinidade com as comunidades locais. Desse modo, a transformação começa por meio dos colaboradores da empresa, que participam de capacitações para aumentar a integração e os aprendizados sobre serviços, processos e práticas, reforçando a consciência interna acerca do valor do saneamento.
O programa também está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e integra a Agenda ESG da Copasa (sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa).