Primeiro procedimento de balão gástrico gratuito será realizado na próxima quarta (24) em Valadares

De acordo com o secretário municipal de saúde, Leandro Amaral, o tratamento, autorizado e reconhecido pelo Ministério da Saúde

19/07/2024 15h00

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar na próxima quarta-feira (24), às 7h, no Hospital Bom Samaritano, o primeiro procedimento para colocação de balão gástrico em pacientes obesos. Esse é um tratamento realizado com recursos próprios, inédito na cidade e gratuito.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Leandro Amaral, o tratamento, autorizado e reconhecido pelo Ministério da Saúde, consiste na colocação de um balão gástrico no estômago via endoscopia sob sedação profunda. "O balão é inserido no estômago sem cortes e/ou risco cirúrgico, sendo considerado menos invasivo do que a bariátrica", explica.

Com uma tecnologia importada e insumos de primeira qualidade, o balão gástrico é um método temporário e deve ser retirado cerca de 12 meses depois, sempre monitorado pelo médico, que pode ajustar a quantidade de corante no balão conforme a evolução do paciente.

O objetivo é reduzir a capacidade do estômago pela metade, diminuindo o apetite e aumentando a saciedade, auxiliando na perda de peso de pessoas com sobrepeso. Esse avanço significativo na área da saúde pública local representa um importante passo na luta contra a obesidade e suas comorbidades, promovendo uma melhor qualidade de vida para os cidadãos de Valadares.

"É com grande satisfação que anunciamos esta iniciativa pioneira em nossa cidade. O primeiro procedimento de balão gástrico gratuito em Valadares representa um marco na nossa luta contra a obesidade e suas complicações. Agradeço a todos os profissionais de saúde envolvidos e reafirmo nosso compromisso de continuar investindo em projetos que melhorem a qualidade de vida da nossa população. Juntos, estamos construindo um futuro mais saudável e promissor para Valadares", pontuou o prefeito André Merlo.

Os usuários com interesse no procedimento devem dirigir-se até a sua unidade de origem. O médico da unidade vai preencher a Guia de Referência Específica, que substituirá o encaminhamento médico.