Mobilidade Urbana: Heleno do Hospital, faz um alerta para situação em que Ipatinga se encontra

Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana, pois prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura.

21/06/2024 12h00

Mobilidade urbana faz referência ao meio como as pessoas se deslocam pelo espaço geográfico urbano, isto é, trata-se do ir e vir das pessoas nas cidades. Esse conceito é essencial no planejamento urbano, pois influencia de maneira decisiva na qualidade de vida dos cidadãos nas cidades.

A gestão do prefeito Gustavo Nunes (PL) não investiu em política de mobilidade urbana em Ipatinga, a não ser em pintar as principais avenidas da cidade com a cor amarelo, que é a cor predominante do seu partido.

Devido a falta de planejamento e de investimentos para resolver a questão do trânsito, a mobilidade na cidade de Ipatinga se tornou uma preocupação que vem ganhando importância nos últimos anos por diversos motivos, principalmente porque o trânsito só piora a cada dia, o que tem causado acidentes constantes.

Sobre o assunto, o pré-candidato a prefeito Heleno do Hospital, publicou em suas redes sociais e grupos de WhatsApp da região, um vídeo em que ele faz um alerta e crítica à situação em que o município se encontra.

"Ipatinga vai parar! O trânsito em Ipatinga, é um grande problema pra qualquer gestor. Ipatinga tem 140 mil veículos, cresceu nos últimos 10 anos a frota, em 30%. E o que aconteceu nas últimas gestões e na atual gestão? Só foram construídos quebra molas e rotatórias, e já provado foi que isso não funciona. Então nós precisamos estudar o trânsito, trazer o semáforo inteligente para Ipatinga, e as obras de mobilidade urbana que há mais de 10 anos não são realizadas em Ipatinga", pontua Heleno do Hospital.

Vale ressaltar que os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana, pois prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. Certamente o tema será um dos principais focos nos debates dos candidatos às eleições deste ano em Ipatinga.