Café Rural no Armazém: Evento apresenta perspectivas para o agronegócio em 2024/25
Especialistas dos mercados de fertilizantes e grãos detalharam as principais tendências para o setor, levando também em conta as fortes chuvas que atingiram o Sul do Brasil.
21/05/2024 17h00
Ontem (20/05) foi realizado o Café Rural no Armazém da Cooperativa, onde produtores rurais do Vale do Rio Doce se reuniram para entender as tendências do agronegócio para os próximos meses. O evento foi uma realização do Sindicato Rural de Governador Valadares, com organização da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, e apoio do Sicoob Crediriodoce, União Ruralista Rio Doce, Safras&Mercado, e do Consórcio Central Grupo Cooperativo, e trouxe especialistas do mercado de fertilizantes e de commodities para apresentarem suas avaliações.
No início do evento, o diretor-presidente da Cooperativa falou sobre a importância dos temas do Café Rural, pontuando que o objetivo do encontro é fazer com que os produtores tenham novos conhecimentos e que cresçam juntos. Após a recepção, foram iniciadas as palestras, realizadas por membros da Safras&Mercados, uma empresa de consultoria em agronegócio com mais de 40 anos de atuação.
O evento trouxe a palestrante Maisa Romanello, engenheira agrônoma e especialista em fertilizantes. Maisa é responsável pelo acompanhamento de indicadores, preços, estatísticas, tendências, e elabora análises para consultoria. O outro palestrante foi o analista de consultoria da Safras&Mercado, Luiz Fernando Gutierrez, que possui vasto conhecimento no mercado de grãos, principalmente na análise do comportamento dos mercados na tomada de decisão.
Maisa e Luiz também trataram de um assunto pertinente para o momento, o impacto e as possíveis consequências das chuvas no Sul para o agronegócio. A escolha dos convidados foi pensada justamente para o momento atual, onde algumas incertezas com relação ao mercado podem prejudicar os produtores no gerenciamento de recursos das fazendas. "Com certeza foi um momento de muito importante para nós da Cooperativa, reunir os produtores da nossa região e entender mais sobre o futuro da nossa atividade. O conhecimento é muito importante para o produtor, e hoje tivemos informações privilegiadas através da Maisa e do Luiz, que certamente servirão de base para nossa tomada de decisão no campo.", afirmou João Marques, diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.
Os produtores que acompanharam o evento entenderam que as informações apresentadas pelos técnicos da Safras&Mercados foram importantes para entender o que vai acontecer no agronegócio nos próximos meses. "É um encontro muito interessante para todos os produtores. Tivemos boas informações sobre o mercado de fertilizantes, isso é muito bom pra nós, com um grande número de produtores, realmente foi muito bom", afirmou durante o evento o cooperado e conselheiro fiscal da Cooperativa, Divino Rodrigues.
Após as palestras, foi divulgada uma nova ação da parceria entre a Cooperativa e a Univale. O executivo institucional, Gilmar de Oliveira, e a professora, Mariza Bicalho, anunciaram que agora os clientes do Armazém da Cooperativa terão acesso a análise de solo gratuita, feita pelos técnicos da Univale. Na sequência, foi momento de anunciar mais uma importante parceria para os produtores. O Sindicato Rural de Governador Valadares, a Cooperativa, e o Corpo de Bombeiros anunciaram a implementação de uma brigada de incêndio rural, visando atender os produtores com a chegada do período de seca.
A diretoria executiva da Cooperativa preparou uma surpresa para o time do Sicoob Crediriodoce pelos 35 anos de fundação, com bolo e um brinde de leite, relembrando que a instituição de crédito nasceu por iniciativa dos produtores da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce.