Associação Amor de Mãe promove palestra contra o bullying na E.E João Paulo II no Revés do Belém, Distrito de Bom Jesus do Galho

A palestra contou com a participação do vereador e psicólogo Daniel do Bem da cidade de Ipatinga.

25/04/2024 20h00

A Associação Amor de Mãe promoveu nesta quinta-feira (25), uma Palestra com tema "Não faça Bullying faça Amizade.

A palestra aconteceu na escola estadual Paulo II no Distrito de Revés do Belém, no município Bom Jesus do Galho e contou com a participação do vereador e psicólogo Daniel do Bem da cidade de Ipatinga. 

De acordo com a associação, a realização de momentos como este, tem o objetivo de conscientizar e discutir formas de combate ao bullying e à violência nas escolas, promovendo um ambiente seguro e saudável para todos os estudantes e a comunidade escolar.

"É importante lembrar que identificar os envolvidos não significa culpabilizar ou falar em tom de acusação. A intenção é entender que lugares as pessoas - e até nós mesmos - ocupamos dentro do ciclo do bullying. E esses lugares não são fixos, pois nos relacionamos de diferentes maneiras com pessoas distintas e em lugares diversos", pontua o vereador e psicólogo Daniel do Bem.

"Entre crianças de uma escola, é comum o medo de fazer alguma coisa e passar também a ser alvo desse agressor ou de um grupo de agressores. Mas é exatamente nesse caso que existe o poder de intervenção. Se esses alunos fizerem algo nesse sentido, como comunicar um adulto que eles têm confiança, eles podem fazer com que o quadro do bullying se desfaça, se desconstrua", destaca o vereador.

Vereador Daniel do Bem, com a presidente da Associação Amor de Mãe, Lourdes e as diretoras Alessandra, Edilene e Rute

O que é "bullying"?

A expressão "bullying" vem do inglês, "bully", agressor, poderoso e intimidador - uma pessoa que usa força ou poder para prejudicar ou intimidar aqueles que são mais fracos - hoje é utilizada para definir atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos contra algum indivíduo ou grupo.

Quando acontece bullying no ambiente escolar, as vítimas têm autoestima afetada, transtornos de atenção e concentração, evasão escolar, baixo rendimento, agressividade e dificuldades de relacionamento social. Além disso, contamina a comunidade escolar com ansiedade e medo.

Acredita-se, que a prevenção do bullying começa pelo conhecimento. É necessário que as instituições de ensino, identifiquem a existência do problema e, principalmente, fiquem conscientes de seus prejuízos para a personalidade e o desenvolvimento socioeducacional dos estudantes.