Conheça a história de vida do Dr.Roberto, um médico apaixonado pelo que faz
09/02/2024 17h00
Desde pequeno, o cirurgião vascular do Hospital Márcio Cunha, Roberto Luiz Pereira Ribeiro, sabe o valor e a importância do trabalho. Nascido na zona rural de Além Paraíba/MG, o colaborador começou a trabalhar aos cinco anos para ajudar em casa e não parou mais. Trabalhou na roça até se mudar para a cidade de Além Paraíba, onde ingressou em uma escola aos 10 anos. Formado em Caldeiraria, o médico se candidatou para uma vaga na Usiminas e chegou a Ipatinga.
Após um período, Roberto retornou para Além Paraíba para ajudar o pai. No entanto, um sonho do seu pai de ter pelo menos um dos seus 10 filhos, formado em medicina ecoava na sua cabeça, até que uma amiga sensitiva da família falou que ele seria médico. "Eu dormia em cima dos livros, mas o que me motivou a estudar foi ver que, mesmo com as dificuldades que vivíamos, meus pais e irmãos fizeram de tudo para me mandar para Juiz de Fora, cursar medicina. Decidi fazer residência médica cardiovascular no Rio de Janeiro e no final da minha especialização minha esposa sofreu um acidente muito grave, o que prolongou a nossa estada no Rio. Foi durante um passeio em Ipatinga que conheci o HMC", lembra o colaborador.
No HMC, o Dr. Roberto participou de procedimentos pioneiros na cirurgia vascular e geral e incentivou o início dos transplantes renais no hospital. Ele faz o primeiro implante de marcapasso da unidade, cirurgias de carótidas, aneurismas e até um implante de um braço. Pai de cinco filhos, o Dr. Roberto tem uma trajetória de muitas histórias no hospital. "Tenho uma ligação única e profunda com o HMC e com essa cidade. Amo a medicina, lidar com pessoas e não me vejo longe disso. Fico muito feliz quando encontro pacientes antigos e eles externam sua gratidão pela assistência que prestei. No meu dia a dia, cuido da minha espiritualidade e busco autoconhecimento constante para lidar com os desafios da vida", destaca o Dr. Roberto.