Prefeitura de Ipatinga proporciona capacitação especial a Agentes de Saúde e Combate a Endemias

05/02/2024 15h00

Foto: SECOM/PMI

A Secretaria de Saúde de Ipatinga participa, pelo terceiro ano consecutivo, do Projeto "Saúde com Agente", uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Ministério da Saúde e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). Desde agosto de 2022, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE's) participam de cursos técnicos do projeto, a fim de aprimorar suas atuações nas comunidades.

Ambos os cursos proporcionam uma base teórica sólida para os agentes, assegurando a qualidade do trabalho que realizam. Além de capacitar, o Programa "Saúde com Agente" busca valorizar os ACS's e ACE's, reconhecendo a importância do trabalho que desempenham junto à população de Ipatinga.

O secretário de Saúde do município, Walisson Medeiros, destaca que uma das prioridades da gestão é a capacitação técnica dos servidores. "Trabalhar para servir bem é um de nossos lemas. Desde o início do governo, capacitamos nossos servidores e fornecemos os instrumentos necessários para desempenharem seu trabalho de forma eficiente. Este curso é uma oportunidade valiosa para nossos agentes e também para a população, que se beneficia diretamente do trabalho deles", enfatiza.

Walisson acrescenta que Agentes são multiplicadores de informações para a sociedade. "Com o conhecimento técnico adquirido, eles desenvolverão seu trabalho com mais segurança e qualidade, garantindo a efetividade das ações de saúde na comunidade", salienta.