Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, ganha Guia Gastronômico

Publicação lançada pelo Sebrae Minas inclui 20 estabelecimentos que resgatam os sabores e saberes da região

26/01/2024 16h00

Carne de sol, pimentas variadas, cachaças, requeijão moreno...Esses são alguns dos ricos ingredientes que fazem parte da vasta gastronomia da região no Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Um dos destinos mais apreciados da região é Teófilo Otoni, município com 150 mil habitantes que ganha, nesta quinta-feira (25), um Guia Gastronômico. A publicação, lançada pelo Sebrae Minas, inclui 20 estabelecimentos que resgatam os sabores e saberes do destino. 

É possível desfrutar no município uma gastronomia plural, que, além da culinária típica do interior de Minas Gerais, também apresenta forte influência da cultura libanesa, alemã e da Bahia (Estado vizinho de Minas), características que tornam os pratos ainda mais especiais e diferenciados.  

Todos os 20 estabelecimentos que participam do programa Prepara Gastronomia criaram um prato especial a partir dessa iniciativa do Sebrae Minas, que oferece suporte empresarial e capacitações para melhorar a gestão aos pequenos negócios. 

Durante os dois últimos anos, os donos de bares, restaurantes, lanchonetes e endereços gastronômicos participantes do programa tiveram acesso a uma série de capacitações. Para desenvolver os pratos especiais para o guia, os proprietários tiveram consultoria do chef Michel Abras

Um dos endereços participantes é o Papo Café, uma livraria e cafeteria que existe em Teófilo Otoni há 13 anos. Para valorizar os ingredientes típicos da região, o estabelecimento criou o prato batizado de "Papo Cajá". "Fizemos uma cesta de pães artesanais, que vem acompanhada com manteiga de café e geleia de cajá, tudo produzido em nossa cozinha. O cajá, apesar de não ser uma fruta regional, faz parte de muitos quintais de moradores de Teófilo Otoni", contou Raíssa Bamberg, uma das responsáveis pelo espaço que foi fundado pela mãe, Olívia Bamberg. 

Ela ainda fala sobre a importância de trabalhar a regionalidade da gastronomia também como forte pilar cultural para o espaço. "Não há como separar cultura e gastronomia, são interligadas. Quanto fortalecemos a gastronomia, fortalecemos a cultura local também, valorizando e usando produtos e frutas da região e de agricultura familiar", afirma. 

Assim como contou Raíssa, do Papo Café, a publicação Guia Gastronômico de Teófilo Otoni visa alavancar o setor de alimentação fora do lar da cidade. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2023, o município do Vale do Mucuri movimentou R$ 284.661.966,52, valor referente a todo o setor de alimentação fora de casa.

Participantes

A influência da Bahia, Estado vizinho, é uma das marcas do Raynices Bar & Restaurante, estabelecimento que também participa do Guia Gastronômico de Teófilo Otoni. Especializado em peixes e frutos do mar, o negócio familiar está há 37 anos na cidade. Os peixes servidos são buscados, a cada 40 dias, em municípios como Alcobaça e Caravelas, pelo proprietário George Hamilton - terceira geração da família à frente do restaurante. 

Peixes como robalo, vermelho e badejo e outros frutos do mar são utilizados para pratos como moqueca e paella. "Usamos dendê, leite de coco e pimenta, que não pode faltar!", disse George. Para o Guia, ele preparou uma paella feita com camarão, lula e polvo. 

Confira os estabelecimentos do Guia Gastronômico de Teófilo Otoni: 

Pimenta de Cheiro; Sabor da Terra; Universo Gourmet; Fazenda Jurema; Rua das Flores; Livraria Papo Café; Pizzaria Craft; Emiliano Pizza; Flow; Raynices; Arena Sports Bar; Varandas; Cenira Torquato Buffet; Don Juarez Cervejaria; Automóvel Clube; Cervejaria Platônica; Cantina da Edna; Spetin; Pinguins; Dona Hermínia.

O Guia Gastronômico, lançado nesta quinta-feira (25), é gratuito e será disponibilizado ao público nas versões impressa e on-line pelo perfil no Instagram @teofilootonigastronomico

Fonte:O Tempo