Prefeitura de Fabriciano se prepara programação festiva do aniversário da cidade

Evento vai reunir, na Praça da Estação, atrações para todos os públicos Festa começa às 14h com tradicional "Parabéns para você" e distribuição de bolo e vai até à noite

16/01/2024 17h00

Foto: ACS/PMCF

Bolo de aniversário, shows com artistas regionais, atrações culturais e recreação para crianças e até bloco de carnaval com participação de escola de samba. Já está tudo preparado para a comemoração dos 75 anos de Coronel Fabriciano. A festa acontecerá neste sábado, 20/1, na Praça da Estação, no Centro, a partir das 14h e se estenderá até à noite.

Realizada pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e de Cultura, o evento promete agradar os mais diversos públicos e é um momento de valorização da cultura e resgate da história da cidade. A festa também tem importância para a economia local, com geração de vagas temporárias de trabalho e renda.

Pelo menos 10 mil pessoas são esperadas na Praça da Estação ao longo do dia. E para receber bem o público, a Prefeitura organizou uma praça de alimentação coberta por tendas, com mesas e cadeiras e 20 barracas e food trucks de alimentos e bebidas. O Circuito Cervejeiro Vale do Aço estará presente com diversas marcas de cerveja e chopp artesanais. Já o grupo Arte Minas Fabri levará o melhor do artesanato da cidade.

O Diretor de Cultura, Teco Teixeira, reforça o convite para a população. "É um momento de confraternização, com atrações para todos os gostos, infraestrutura e segurança para receber os nossos convidados". Ele frisa também a importância econômica do evento. "Eventos deste tipo trazem famílias para a Praça, atraem pessoas de cidades vizinhas e geram renda para a cidade. O município tem buscado formas de valorizar e fomentar a economia local e todos os empreendedores que trabalharão na praça de alimentação são de Fabriciano", comenta. 

ESTRUTURA

A Prefeitura vai instalar banheiros químicos na área do evento, inclusive com acessibilidade. Um palco de 10 metros por 8 metros de largura está sendo montado no local para receber as atrações musicais da programação festiva. Já a área de recreação terá brinquedos infláveis, atividades e distribuição de pipoca e algodão doce para crianças. Todas as atividades da programação dos 75 anos de Fabriciano são gratuitas.

BOLO DE ANIVERSÁRIO

A festa também terá bolo de aniversário, como manda a tradição. O bolo que será servido para a população estará embalado em pedaços individuais. A medida já é adotada pela Prefeitura desde o aniversário de 70 anos com objetivo de facilitar a distribuição com mais praticidade e higiene.

AÇÃO SOCIAL

Uma área do evento foi reservada para a prestação de serviços adultos e recreação para as crianças. Professores e formandos do curso de barbearia do CAIS vão ofertar, de graça, cortes de cabelos para o público masculino durante a tarde ? não é necessário inscrição, será por ordem de chegada. A ação inicia a partir das 14h.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Os preparativos da festa também envolvem a organização do trânsito que será alterado apenas na área do evento. Na sexta-feira, 19/1, a partir das 0h, a rua Pedro Nolasco será parcialmente interditada. O fluxo de veículos será interrompido no trecho entre a Câmara Municipal (início da via) até a rua Zacarias Roque. Após a festa, o tráfego será liberado - madrugada de domingo, 21/1. Os agentes de trânsito estarão presentes no dia do evento para orientar os motoristas.

Vale ressaltar que a segurança na área do evento e entorno será reforçada. Para isso, o município conta com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e brigadistas; e também contratou equipes de segurança para garantir a diversão, conforme e segurança do público.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: SÁBADO, 20/01

 7h30 | PASSEIO CICLÍSTICO (em parceria com Paróquia São Sebastião)

Concentração em frente à Matriz de São Sebastião (Dr. Querubino), no Centro. O percurso será até o bairro Mangueiras retornando à Matriz.

 14H | FEIRA ARTE NA PRAÇA (Praça da Estação, no Centro)

"Parabéns para Coronel Fabriciano" com distribuição do bolo de aniversário

 Ação social com cortes de cabelo (CAIS); feira de artesanato e gastronomia; música ao vivo (violão e voz); área kids e distribuição de pipoca e algodão doce para crianças.

 18H | CULTURA E SHOWS MUSICAIS (Praça da Estação, no Centro)

18h " Blocão de Carnaval: concentração na Praça do antigo Barrilzinho. Percurso até a Praça da Estação. Participação especial da Escola de Samba Império da Sede.

 20h " Banda Carbono XlV (Pop Rock)

 Boleiros do Samba (Samba e pagode)

 Kaio e Kaique (Sertanejo, forró, arrocha e pisadinha)

 6H | PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA (PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO)

6h - Santa Missa da Alvorada

Com café comunitário. É pedido que o participante leve um quitute para partilhar.

17h - Procissão de São Sebastião

Saída ao lado da Co-Catedral sentido Igreja Matriz. Na sequência, missa.

18h - Missa Festiva de São Sebastião

No pátio da Rádio Educadora. Show de prêmios, música e barraquinhas.

 * O tríduo e festa de São Sebastião vão do dia 16 até 22 de janeiro. A programação completa está disponível no site e rede sociais da Paroquial