Prefeitos da região discutem crise financeira em encontro da AMM no auditório da 8ª Risp em Governador Valadares

AMM nas Micros foi realizado em Valadares e teve ainda capacitações sobre licitações e condutas administrativas

10/11/2023 10h00

Foto: SECOM/PMGV

A Associação Mineira de Municípios (AMM) realizou na manhã desta quinta-feira (9), no auditório da 8ª Risp em Governador Valadares, o encontro AMM nas Micros, que reuniu prefeitos, secretários e autoridades de várias cidades da região. Uma das principais pautas discutidas entre os participantes foi a crise financeira instalada em todo o país e que vem afetando as finanças das prefeituras.

No entendimento dos prefeitos, a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do governo federal pode dificultar o cumprimento dos compromissos das prefeituras e paralisar a prestação de serviços ofertados à população, principalmente para as cidades de pequeno porte, que têm o fundo como sua principal fonte de custeio.

O prefeito de Valadares e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), André Merlo, cobrou mudanças no pacto federativo, alertou que os municípios são penalizados pela má distribuição de repasses e falou sobre o encontro realizado em Valadares. "Esse pacto federativo do Brasil é injusto. As coisas acontecem no município, mas a menor parte dos impostos que são recolhidos vêm para os municípios. É uma luta eterna. Parece que é um sistema que existe para os prefeitos terem que ir a Brasília "passar o pires" e isso tem que mudar. Sobre o encontro, é muito importante a gente se atualizar e demonstrar a força do municipalismo", destacou o gestor.

Durante o discurso de abertura, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, destacou a importância da união entre os municípios e a dificuldade que as prefeituras vêm enfrentando por conta dessa crise. "A gente pede cada vez mais o apoio dos municípios para que estejamos unidos porque o problema que acontece em Valadares é o mesmo que acontece em Coronel Fabriciano ou em Dionísio. Do jeito que foi aprovada no Senado a reforma tributária, eu acredito que em médio prazo vai inviabilizar municípios de pequeno porte, principalmente aqueles com menos de sete mil habitantes, que hoje representam mais de 40% das cidades mineiras", disse.

Sobre o AMM nas Micros

O encontro realizado em Valadares é uma ação da AMM, em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) e Confederação Nacional de Município (CNM). O encontro também vem passando por outras microrregiões do Estado, com realização de debates e capacitações técnicas.