Instituto Usiminas premia alunos de escola de Ipatinga com notebooks

Com patrocínio da Usiminas, os ganhadores foram selecionados por meio do concurso Palavra Ilustrada, realizado pelo Programa Escola Parceira

25/10/2023 11h00

Foto: Divulgação
  

"Meu coração ardeu de felicidade quando ouvi meu nome", descreveu Micaelly Augusto Barbosa, aluna do 4º ano da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, de Ipatinga, e uma das vencedoras do concurso Palavra Ilustrada. Ela e outras duas colegas foram premiadas com notebooks pelo Instituto Usiminas em uma das atividades de arte e educação realizadas pelo "Programa Escola Parceira". Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa propôs um desafio de expressão artística e textual sobre impressões e experiências com o tema "Somos diferentes e é isso que colore o mundo".  

  

Emanuelly Cordeiro Marques, outra aluna do 4º ano da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, propôs a frase "somos diferentes e iguais" e também foi premiada. O sentimento final é de alegria e gratidão. "Quase chorei quando recebi o notebook. Eu não tinha computador e agora vou poder estudar e fazer várias coisas. Estou muito feliz", relata. Beatriz Santana da Silva, da Escola do Futuro, compartilha da sensação e deixa uma mensagem: "tem pessoas que tratam as outras de formas diferentes por elas não serem iguais a ela, mas todos merecem ser tratados igual. Tem que ter respeito". 

  

A cerimônia de premiação marcou o encerramento da versão piloto do Programa Escola Parceira em Ipatinga, que beneficiou mais de 350 pessoas, entre estudantes e professores, ao longo de todo o segundo semestre deste ano. O evento levou ao público os espetáculos didáticos :Procurando Firme", com o Coletivo Aberto de Teatro, e "A Árvore Generosa", com DaMa Espaço Cultural. 

"Esse concurso é um fechamento especial, em linha com a proposta do Escola Parceira de ir ao encontro das escolas e apoiá-las em suas necessidades, e premia trabalhos muito ricos e impactantes. Construímos uma programação intensa de arte-educação, com temas e ações que as escolas nos demandaram. Estivemos dentro das instituições de ensino e o resultado foi lindo. Estamos muito felizes com todo o processo. Finalizamos com o coração cheio de gratidão e certos de que esse projeto fez a diferença na vida das escolas, dos estudantes e de todos os envolvidos", afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas. 

  

Escola Parceira   

O Programa Escola Parceira chegou à Escola Municipal Everson Magalhães Lage em agosto. Desde então, uma série de atividades foram realizadas pelo Instituto Usiminas a partir das demandas pedagógicas da instituição. Tudo isso levando em consideração a BNCC ? Base Nacional Comum Curricular, que tem diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.       

Além do concurso e apresentações artísticas com recursos que garantem a acessibilidade, os estudantes participaram de uma série de oficinas de arte-educação. 

O Programa Escola Parceira marca os 30 anos de atuação do Instituto Usiminas e os 20 anos da sua área de Ação Educativa, que, desde a sua fundação, promove formação permanente e gratuita para estudantes, professores, instituições e comunidade em geral, já tendo beneficiado, de forma direta, mais de 1,5 milhão de pessoas. Também, impulsiona ações em direção às escolas e aos jovens.