Valadares é protagonista ao sediar seminário Desenvolver o Vale do Rio Doce

22/10/2023 18h00

SECOM/PMGV

A Prefeitura de Valadares participou do seminário, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação apresentado sua experiência na construção de uma política pública de desenvolvimento sustentável com resultados que destacam o município no cenário mineiro. 

Governador Valadares sediou no dia de hoje (20) o Seminário Desenvolver o Vale do Rio Doce. Autoridades, lideranças de diversas áreas e membros de movimentos sociais participaram do evento que teve como objetivo ser o fórum de início e organização do debate sobre a construção de desenvolvimento popular regional no contexto da inclusão do vale do Rio Doce na Sudene.

Diversos atores compartilharam experiências e muito conhecimento como práticas transformadoras. A secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz Pereira de Almeida, foi um destes atores.

SECOM/PMGV

Em uma explanação dinâmica e objetiva, a secretária resgatou o início do movimento da gestão municipal para a construção de uma política pública de desenvolvimento que efetivamente impactasse e mudasse a vida dos valadarenses. Ela apresentou os pilares do plano de desenvolvimento econômico Acelera Valadares, construído em 2021, e que culminou todos os esforços de diagnósticos e planejamentos estratégicos da gestão municipal que tem a frente o prefeito André Merlo.

A secretária afirmou que o tripé negócios, trabalho e inovação têm assegurado a Valadares avanços em novas práticas, que ganham força com a inserção do município na Sudene ao criar cenários importantes para a prospecção de novos negócios. Prova de tudo isto é que este ano, o município ganhou o 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal.

Investimentos em ciência, tecnologia e inovação têm rendido a captação de investidores e parceiros. Beatriz Almeida citou mais de 30 startups instaladas em Valadares, o que rendeu ao município o 9º lugar entre as cidades mineiras com maior número de empresas deste segmento. Tudo isso somado ainda, à parceria com instituições de ensino superior empenhadas em programas e projetos para inovação e transferência de tecnologia. "Queremos ser um centro de referência regional em inovação", ressaltou.

A desburocratização para atrair investimentos, sem perder o foco da vocação do município, também é uma frente de ação. "Temos que atrair negócios que adensem as atividades econômicas locais", garantiu a secretária que citou o ambiente de negócios propício como fator determinante para a instalação da gigante Hypofarma no Distrito Industrial da cidade, e que já está em funcionamento. "As pessoas precisam ter motivo para ficarem na cidade, trabalho digno e uma vida próspera são boas razões", completou.  

E para ela, o seminário prova que Valadares está no caminho certo. "Valadares é um protagonista natural, os municípios da região estão todos aqui para discutir desenvolvimento e tivemos a oportunidade de mostrar os espaços técnicos, baseados em evidências, que têm permitido à cidade manter-se como liderança nesse processo de desenvolvimento sócio econômico sustentável", avaliou Beatriz Almeida.

O Seminário Desenvolver o Vale do Rio Doce aconteceu no auditório do Colégio Genoma, centro de Valadares.