Três novas escolas estão em construção em Santana do Paraíso

01/10/2023 16h00

Foto: Divulgação/ACS-PMSP

Após uma década sem inaugurar uma escola, a Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso investe na construção de três novas escolas no município, que atenderão alunos dos bairros Jardim Vitória, Cidade Nova e Parque Caravelas. O objetivo é ampliar o acesso à educação básica de qualidade aos munícipes.

"A construção das escolas representa o anseio de que a educação seja acessível a todos os bairros, aumentando também as vagas para o ingresso de cada vez mais alunos. Estamos investindo no surgimento de novas oportunidades para transformar o futuro de mais de mil alunos, que serão atendidos por estas unidades escolares, desde a pré-escola até o ensino fundamental", aponta o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato. 

Os projetos seguem padrão arquitetônico definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e levam em consideração as necessidades de desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes. As escolas dos bairros Jardim Vitória e Cidade Nova receberão uma estrutura de 12 salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, informática, central de línguas, banheiro feminino, banheiro masculino, quatro banheiros para pessoas com necessidades especiais (PNE), supervisão e orientação, depósito, despensa, cozinha, cantina, recreio coberto, área administrativa. A estrutura do CEMEI do bairro Parque Caravelas conta com lactário, lavanderia, sala multiuso, fraldário, sanitários infantis feminino e masculino; pátio coberto, playground, sanitários masculino e feminino para adultos e portadores de necessidades especiais, cozinha, refeitório, setores administrativos, sala de professores e castelo d?água.

Cidade Nova

Em adesão ao Projeto Mãos Dados, a escola do bairro Cidade Nova transfere a gestão administrativa, financeira e operacional do atendimento dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) da rede estadual para a rede municipal. Com isso, os problemas de falta de vagas no bairro serão solucionados.

Parque Caravelas

A construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do bairro Parque Caravelas é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o município e a empresa Hematita Empreendimentos Imobiliários LTDA. Após a conclusão da obra, o município disponibilizará vagas para o implementar o ensino integral no local.

Jardim Vitória

Visando atender às demandas do local, os moradores do Jardim Vitória serão contemplados com a primeira escola do bairro, que ficará situada na Av. Piquiarana.