Comandante Marinho lidera disputa pela Prefeitura de Teófilo Otoni em 2024
Marinho tem 28,7%, seguido por Tarcilei (PT), com 13,3% e em terceiro lugar estão empatados Jorge Arcanjo (Sem Partido), com 9,6% e Lucas Miglio 9%.
29/09/2023 18h00
Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, o assunto agora passa a ser discutido, regionalmente, já com vista para as eleições municipais, especialmente nas grandes cidades de Minas Gerais.
Em Teófilo Otoni, principal colégio eleitoral do Vale do Mucuri, comandada pelo prefeito Daniel Sucupira (PT), que está em seu segundo mandato, a corrida eleitoral para sua sucessão na prefeitura já começou a esquentar no meio politico da capital mundial das pedras preciosas.
Pesquisas realizadas recentemente no município, não registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mostram que o pré candidato Comandante Marinho (Patriotas), lidera as pesquisas com 28,7%, seguido por Tarcilei (PT), com 13,3% e em terceiro lugar empatados aparece Jorge Arcanjo (Sem Partido), com 9,6% e Lucas Miglio com (9%) das intenções de votos.
Os demais pré-candidatos que parecem na pesquisa são; Bruno Bailarini (5,4%), Gabriel Gusmão (4,8%) e João Gabriel (1,9%).
Um fato que chama a atenção nas pesquisas, é que o número de indecisos é maior que a intenção de votos em qualquer um dos pré-candidatos, chegando a 27,3%.
Rejeição
A pesquisa quis saber dos eleitores se as eleições fossem hoje, em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Neste caso, Tarcilei lidera com 20,8% de rejeição, seguido por Comandante Marinho, com 18,12% e Lucas Miglio, com 10,2% de negativa. Em seguida aparecem Bruno Bailarini, com 7%, Gabriel Gusmão e Jorge Arcanjo com 5% de rejeição e João Gabriel aparece com 3% de taxa de rejeição por parte dos entrevistados.
Metodologia da pesquisa
A metodologia aplicada é quantitativa, do tipo survey, que consiste na aplicação domiciliar de questionários estruturados junto a uma amostra representativa de eleitores do município, foi ouvidas 480 pessoas .
A amostra dos eleitores de Teófilo Otoni/MG foi distribuída de forma a contemplar todas as regiões geográficas do município, a partir de quotas proporcionais ao universo, disponibilizadas pelo site do TSE e do IBGE, considerando as variáveis; sexo, faixa etária, escolaridade e renda dos entrevistados.
Obs.: a pesquisa eleitoral está dispensada de registro pela justiça eleitoral, visto que o sistema (PesqEle do TSE) só será aberto para registro em janeiro de 2024, mas não existe impedimento legal para divulgação da mesma.