Saúde na Escola: Vargem Alegre faz verificação vacinal das crianças
Ação aconteceu na escola municipal Sebastião Machado dos Reis, pelos gentes Comunitários do município
28/06/2023 10h00
Créditos: PMVA
No dia 16 de junho, aconteceu o "Saúde na escola" com atividades relacionadas à importância da imunização e do autocuidado, na escola municipal Sebastião Machado dos Reis em Vargem Alegre.
A ação foi realizada pela equipe do Estratégia Saúde da Família I coordenada pela enfermeira Poliana Senra.
As equipes de saúde e educação trabalharam juntas para informar e desenvolver ações de prevenção à saúde envolvendo os estudantes e professores. Além de apresentar o que são as vacinas, para que servem e a importância delas para a saúde, as atividades sensibilizam a comunidade escolar sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.
O programa "Saúde na Escola" é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos, e resulta na política intersetorial de Secretarias Municipais que se unem para promover saúde e educação, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas.
Créditos: PMVA
IMUNIZAÇÃO E VACINAÇÃO
O atual governo iniciou a gestão com taxas de imunização muito baixas, que no geral vêm caindo ano a ano, até chegarem a perto de 80% no ano passado, patamar longe da meta de, no mínimo, 95% na maioria das vacinas. Por isso, pela primeira vez, o Governo Federal estabeleceu a vigilância e vacinação como meta prioritária de governo.
Créditos: PMVA
De acordo com a enfermeira Poliana Senra, a saúde e a educação juntas conseguem oportunizar um atendimento mais qualificado e integral aos estudantes. "A conscientização é essencial, já que doenças como rubéola, caxumba e sarampo, por exemplo, causam impacto, não só na saúde, mas também na frequência escolar", explicou a enfermeira Poliana Senra.
"A imunização é um direito das crianças e adolescentes e o Programa "Saúde na Escola", estimula que as equipes das unidades de saúde e das escolas realizem atividades para que os alunos tenham esse direito garantido. A missão da escola vai muito além da transmissão de conhecimento das disciplinas. A educação também contribui para a transformação social dos alunos e familiares", enfatizou a prefeita Maria Cecilia "Cilinha"
Créditos: PMVA
Sobre o Programa "Saúde na Escola"
Criado em 2007, o Programa Saúde na Escola é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC). Desde 2012, quando foi instituída, a semana já abordou alimentação saudável, combate ao Aedes aegypti, práticas corporais e saúde ocular. O investimento anual do Governo Federal no último ciclo do PSE foi de R$ 89 milhões. Mais de 95% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa. As ações envolvem um universo de 22 milhões de estudantes de 91.659 escolas e todas as equipes da atenção básica do SUS.