Semana do meio ambiente terá programação na cidade e no campo em Governador Vadares

Três dias de ações, com o envolvimento de diversos parceiros, para mobilizar a população e promover uma consciência ambiental e práticas de sustentabilidade

30/05/2023 08h00

Foto: Redes Sociais


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento (Sema) e seus parceiros, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Serão três dias de atividades na cidade promovendo temas alusivos importantes e mobilizando a sociedade que é convidada a participar e se tornar um agente de transformação ambiental.

A solenidade de abertura oficial acontecerá no dia 5, às 9h, no auditório Luiz Franco, 5º andar da Prefeitura e será intensa. Simultaneamente também será feito o lançamento da 4ª Edição da Campanha Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais pelo Colégio Militar Tiradentes (CMT) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A ocasião será ainda celebrativa pela Comemoração do Dia da Ibituruna, tendo a condução pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), e a realização de uma palestra com o tema ?A urbanidade do lixo: uma conversa necessária sobre resíduos sólidos?, coordenada pelo professor da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Hernani Santana.

Ainda na segunda-feira (5), às 19h, no campus II da Univale, uma mesa redonda debaterá ?Desastres da mineração em Minas Gerais, conhecimentos para sociedade sustentáveis?, trazendo uma visão plural pelos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Pedagogia, Ciências Contábeis, Direito e Mestrado em Gestão do Território.

No dia 6, uma ação para sensibilizar e mobilizar a população em torno da Lagoa do bairro Jardim Pérola. Às 8h, será feita a limpeza da Lagoa com a participação dos alunos da Escola Municipal João XXIII. Às 19h, de volta à Univale, campus II, uma segunda mesa redonda debaterá "Água e Território: distintos saberes locais". A condução será dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Pedagogia, e Mestrado Gestão do Território.

Foto: Redes Sociais


E no terceiro dia da programação, dia 7, as ações começam cedo no distrito Córrego dos Bernados, às 8h. Com a temática "Dia Mundial do Meio Ambiente Produção Integrada e Sustentável & Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)", um café da manhã especial marcará o início dos trabalhos, que terá a participação de autoridades: representantes da Associação dos Bernardos, Sema, IEF, Emater, Bombeiros, Polícia Militar.

Na sequência, o professor universitário e pesquisador, Alexandre Sylvio Vieira da Costa ministrará palestra com o tema "Produção sustentável" que abordará a preservação das áreas de preservação permanente (APP) e sua importância na produção e economia da propriedade rural e da segurança alimentar.

O palestrante, após sua apresentação, abrirá para espaço para perguntas, proporcionando a interação com a comunidade rural e equipe técnica da Sema. Será também feito o relato da ação de cercamento para preservação da nascente da propriedade de José Rufino e encerradas as atividades com uma visita técnica a uma lavoura de banana e hortaliças.

São parceiros nesta programação da Semana do Meio Ambiente: a Sema, alunos da rede pública de ensino, Sebrae, IEF, Ima, Emater, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Desafiando a Montanha, Codema, Univale, Cooperativa agropecuária Vale do Rio Doce, Sindicato Rural, Saae, Fiemg, Senar, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Fadivale, Tiro de Guerra, Comsea, CMDRS, SMOU (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Valadares) e Associações da Agricultura Familiar (ACUB, Solo Forte, 3ª Idade Córrego dos Prazeres, Cassimiro, Bernardos e Melquíades).