Prefeitura de Virginopólis, substitui asfalto da Rua da Varzea por Bloquetes
A colocação dos bloquetes representa mais durabilidade, rapidez e versatilidade na manutenção, além de contribuir com o aspecto climático por irradiar menos calor do que o sistema tradicional com asfalto
22/04/2023 16h00
Fotos: Arquivo pessoal/Prefeito Boby Charles Leão
A Prefeitura de Virginopólis através da secretaria de Obras, tem avançado com as obras de substituição do asfalto da Rua da Várzea por pavimentação de intertravados "Bloquete".
A obra tem um custo de aproximadamente hum milhão e quinhentos mil reais, está sendo executada com recursos próprios e tem previsão de termino em 30 dias.
A colocação dos bloquetes representa mais durabilidade, rapidez e versatilidade na manutenção, além de contribuir com o aspecto climático por irradiar menos calor do que o sistema tradicional com asfalto.
A prefeitura do município trabalha na melhoria da infraestrutura da cidade, principalmente dos bairros que necessitam de investimentos nesta área.
De acordo com o prefeito Boby Chales Leão, a troca do asfalto por bloquete na rua da Várzea, acontece pelos benefícios oferecidos pelo material, que possui maior resistência, durabilidade e alta capacidade de escoamento de água, além de reduzir a temperatura ambiente por refletir mais a luz em vez de absorvê-la, como o asfalto.
Outra vantagem é a manutenção, que é mais barata e permite a reutilização dos blocos para recompor a via, o que não é possível com o recapeamento asfáltico, que precisa ser descartado e comprado novamente. Além disso, possui maior custo benefício, já que o mercado oferece livre oferta do produto, diferente do asfalto, cujo preço é variante do derivado do petróleo.
"O bloquete é urbanisticamente correto e ainda economiza recursos públicos. Com o aumento do preço do petróleo e seus derivados, hoje a pavimentação com bloquete é mais econômico que a pavimentação asfáltica, e o custo se torna mais previsível. A aquisição é feita por meio dos contratos de licitação, e as construtoras escolhem o material dentro da exigência de qualidade e especificações técnicas da Prefeitura", afirmou o prefeito Boby.
A pavimentação com bloquetes é uma excelente alternativa para a cidade, já que responde a dois desafios, o de restaurar e qualificar a pavimentação, e de estrutura contra alagamentos e enchentes. "Estes pisos são muito interessantes por sua colocação, que facilitam o escoamento das águas das chuvas. Também porque possuem manutenção facilitada frente ao asfalto", explica o prefeito.
O que é pavimentação intertravado?
A pavimentação intertravado é um piso feito com blocos de concreto, que ficam sobre uma camada de areia e são ligados por contenção lateral e atrito entre as peças. O piso é permeável, e proporciona muitos ganhos ambientais e pode ser utilizado em diversos lugares. Como possui fissuras entre as peças, estes pequenos espaços permitem que a água escoe e seja absorvida pela terra com maior facilidade. Assim, a drenagem da água é maior, evitando enchentes e alagamentos.
A utilização deste modelo de material tem sido empregada em diversos loteamentos com benefícios para o meio ambiente e menor contribuição de enxurradas para as partes mais baixas das cidades.