Pontos turísticos de Valadares a um passo dos visitantes
Linha de ônibus e GVCit ajudam valadarenses e visitantes a explorarem os atrativos da cidade
03/01/2023 10h00
Ultimamente não dá mais para usar a desculpa de que por falta de meio de transporte ou conhecimento não se conhece os pontos turísticos de Governador Valadares. Há cinco anos a prefeitura implantou uma linha de ônibus para o Pico da Ibituruna. O município também criou o GVCit, uma espécie de agência de turismo municipal que fornece informações atualizadas dos atrativos naturais, culturais, além de disponibilizar uma relação dos prestadores de serviços de aventura, pacotes de turismo e souvenirs produzidos pelos artesãos da cidade. O investimento do Município deu certo! Durante o ano passado o GVCit recebeu 358 visitantes e de janeiro a novembro de 2022 foram 21.543 passageiros com destino ao Pico da Ibituruna.
Javier Riat, residente em Rosário Argentina, subiu o Pico da Ibituruna de ônibus com sua família, acompanhado de sua prima que mora aqui em Valadares. Amante da natureza, professor de yoga e especialista em Medicina oriental, ficou encantado com o visual da Ibituruna, a vista da cidade desde a orla do Rio Doce. Ele descreveu o passeio no ônibus como muito tranquilo e agradável. Ao chegar lá se deparou com uma vista deslumbrante. Um lugar com uma energia maravilhosa, de paz e tranquilidade. Seus filhos ficaram muito empolgados com as rampas de acesso para a prática do voo livre e sua esposa se sentiu grata pela conexão com a imagem da Nossa Senhora das Graças. A família prometeu voltar para fazer um piquenique e curtir mais a paisagem.
Para a atendente do GVCit Lorena Carolina Queiroz da Silva, o ônibus facilitou a vida dos turistas. "Outro dia mesmo atendi um casal de nordestinos que queriam muito subir, mas dependiam do primo, e o mesmo segundo a Dona Zeni vivia enrolando eles (risos), aí dei a eles a sugestão para subir de transporte público, ela ficou encantada pela opção e disse que subiria no outro dia sem falta". Para diretora de Turismo Betinna Tassis o ônibus democratizou o acesso ao pico. "O acesso ao nosso maior atrativo turístico através da linha da Ibituruna democratiza o turismo na nossa Valadares".
O ônibus para o Pico da Ibituruna sai do Deck Viva Valadares, próximo à Praça Mário Rocha. As subidas acontecem às 8h30 e 14h e as descidas ao meio dia e 17h. A passagem custa R$6,45 dinheiro e R$5,60 cartão Mobi.
O GVCit funciona diariamente das 8 às 20 horas na Av. Minas Gerais, 61, loja 4, próximo à Praça Mário Rocha.