Governador de MG Romeu Zema, e vice Mateus Simões, tomam posse

Em seu discurso Zema garante a conclusão das obras dos hospitais regionais e a expansão do metrô de Belo Horizonte

01/01/2023 11h05

O governador Romeu Zema (Novo) destacou na manhã deste domingo (01/01) que o seu segundo mandato à frente do governo de Minas Gerais começa com uma diferença fundamental em relação ao primeiro: o apoio de 10 partidos políticos à sua administração. Há quatro anos, quando foi eleito pela primeira vez, o governador não era apoiado por nenhuma outra sigla, com exceção do próprio Partido Novo.

"Meu compromisso é o de fazer nesse próximos quatros anos um governo muito melhor do que o primeiro. Temos muito o que fazer ainda! Teremos a retomada das obras dos hospitais regionais. Além disso, colocaremos em obras também o rodoanel, que será a maior intervenção viária da Região Metropolitana das últimas décadas. Conseguimos garantir o leilão do metrô de Belo Horizonte, um investimento de mais de R$ 3 bilhões que vai, enfim, melhorar o sistema atual e expandir a linha para o Barreiro. Essas são obras fundamentais para o governo de Minas", afirmou o governador.

Zema e o agora vice-governador Mateus Simões (Novo) tomaram posse na sede do Legislativo mineiro e governarão Minas Gerais pelos próximos quatro anos, até 31 de dezembro de 2026.

Logo no início de sua fala, o governador agradeceu a PP, Podemos, Solidariedade, Patriota, Avante, PMN, Agir, DC, MDB e Novo, que estiveram na sua coligação eleitoral.

Somadas, essas siglas elegeram 22 deputados estaduais. Zema precisará do apoio de mais legendas para formar uma base que garanta o apoio de pelo menos 39 parlamentares, número necessário para aprovar projetos de lei. Integrantes do governo têm demonstrado confiança que o governador conseguirá formar maioria.

"Essa união dos partidos demonstra que eu cheguei aqui para o segundo governo em situação muito diferente do primeiro. Se eu citasse aqui os partidos que me apoiaram há quatros anos, citaria só o Novo. Isso vai possibilitar uma base na Assembleia e muito mais realizações", disse Zema, ao lado do vice-governador eleito Mateus Simões (Novo).

"As urnas mostraram que o nosso saldo é positivo. Estamos trilhando o caminho certo. Por isso, teremos mais quatro anos para trabalhar. Após arrumar a casa e colocar o trem nos trilhos, estamos prontos para fazer a locomotiva acelerar. O meu compromisso é fazer um governo muito melhor do que o primeiro. Para isso, conto com o auxílio e contribuição dos senhores e senhoras", discursou o governador na tribuna da ALMG.

Além de deputados estaduais integrantes da base de governo, estiveram presentes o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo (sem partido).