Ley do Trânsito é eleito novo presidente da Câmara de Ipatinga
19/12/2022 17h00
Nesta segunda (19), em a Sessão Ordinária com o plenário da Câmara lotado, aconteceu a eleição para os novos cargos para presidência, vice-presidência, 1º secretário e 2º secretário para o biênio 2023/2024.
O vereador Ley do Trânsito (PSD), foi eleito o novo presidente da câmara.
A eleição
A eleição começou com um baixo numero de vereadores, mais com o plenário da casa lotado, foi marcada por polêmicas e foi suspensa por um momento. A ausência da vereadora Cida Lima e a mudança de voto do vereador Tunico que era da chapa adversaria "Câmara Forte", liderada pelo vereador Adiel Oliveira, que contava com o apoio do Prefeito Gustavo Nunes, mudaram o destino da votação, resultando na vitória da chapa 2 liderava pelo Vereador Ley do Transito atual líder de governo do prefeito por 10 votos a 8, derrotando o candidato do executivo.
Entrevista
Após a declaração de vitória, o presidente eleito se manifestou em entrevista à imprensa, o vereador Ley do Trânsito (PSD) disse que os trabalhos em torno da eleição já estavam sendo costurados nos últimos meses, e que o Parlamento vai trabalhar com autonomia, em prol da cidade de Ipatinga.
"Temos como propósito um único objetivo. Que a cidade de Ipatinga possa crescer e ser uma cidade boa para se viver. Com um Parlamento realmente forte, mas forte de verdade. Um parlamento independente, que seja parceiro, mas não submisso", disse Ley, que ocupará pela segunda vez a presidência da Casa, comandado por ele pela primeira vez no biênio 2013-2014.
"Vamos fazer projetos serem analisados, respeitando o regimento, o tempo certo de tramitação, sem ter nenhum tipo de correria ou atropelo. Nós não podemos mais deixar que isso aqui seja apenas um puxadinho. Vamos tratar o Parlamento para que seja o Parlamento", acrescentou Ley.
Em uma de suas redes sociais Ley do Transito escreveu, "Com muita gratidão a Deus e a todos os vereadores representantes na mesa e no time que está de mãos dadas com a UNIÃO E PELA VERDADE que agradeço pela confiança e reitero o compromisso com Ipatinga e com o diálogo para sempre trabalharmos juntos em da redução da desigualdade social e do desenvolvimento. Parabéns a todos nós vamos juntos! A união e pela verdade prevaleceu. Faremos todos juntos uma gestão com a participação de todos".
A vitória de Ley do Transito representa a autonomia do legislativo ipatinguense e demonstra uma sensível mudança positiva no pensamento e a necessidade de novas lideranças assumirem um papel com protagonismo político na participação no dia a dia da sociedade.
O mandato da Mesa será de dois anos, a partir de 1º de janeiro de 2023, proibida a reeleição de qualquer de seus membros para o mesmo cargo, salvo em uma nova legislatura.
A nova mesa diretora será formada por:
Presidente: Werley Glicério Furbino de Araujo
Vice- Presidente: Ney Robson Ribeiro
1º Secretária: Mariene Patrícia Rodrigues,
2º Secretário: Nivaldo Antônio da Silva .
Duas chapas disputaram a eleição
Chapa 1 - Câmara Forte: Presidente Adiel Fernandes Oliveira, Vice- Presidente Daniel Guedes, 1º Secretária Maria Cecília Ferramenta Delfino, 2º Secretário Antônio Alves Oliveira.
Chapa 2 - União pela verdade : Presidente Werley Glicério Furbino de Araujo, Vice- Presidente Ney Robson Ribeiro, 1º Secretária Mariene Patrícia Rodrigues, 2º Secretário Nivaldo Antônio da Silva .
Confira quem votou em cada chapa:
"Chapa 1 - Câmara Forte" - Ademir Cláudio, Adiel Oliveira, Cecília Ferramenta, Chiquinho, Daniel Guedes, Toninho Felipe, Vianei de Carvalho, Zé Terez.
"Chapa 2 - União pela Verdade" - Avelino, Coronel Silvane Givisiez, Fernando Ratzke, Hermínio Bernardo, Ley do Trânsito, Nivaldo Antônio, Ney Professor, Professora Mariene, Antônio Alves de Oliveira (Tunico) , Wellington da Floricultura.
Quem é Ley do Trânsito
Werley Glicério Furbino de Araújo, o vereador Ley (conhecido como Ley do Trânsito), foi criado em Ipatinga. Filho de Pedro Araújo de Almeida e Francisca Furbino Corrêa, é casado com Nilcinéia de Oliveira, a Néia. Tem três filhos, Guilherme, Ícaro e Thaís. E continua com suas atribuições de Investigador da Polícia Civil em Timóteo, onde tem feito um grande trabalho de combate à violência, tráfico de drogas e é participante e colaborador do Programa Cidadão Seguro que foi implantado na cidade.
Sua trajetória na Segurança Pública começou como Agente Penitenciário, onde trabalhou na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. E não parou por aí, Ley continuou os estudos para novos concursos e não demorou a conquistar nova vitória, desta vez com a aprovação para o cargo de Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais.
Na nova instituição, passou a atuar no Centro de Processamento de Dados e no setor de Inteligência, passando pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e depois para Delegacia de Trânsito. No novo setor foi designado para assumir o Departamento de Trânsito e a Ciretran. Como fruto de seu trabalho, sempre desenvolvido com um sorriso no rosto e um ótimo relacionamento com o público, foi convencido pelos amigos a alçar voos mais altos, se lançando candidato a vereador em Ipatinga. E mais uma vez veio o sucesso, com a confiança do povo e, seu trabalho.
Recebeu 4.148 votos de esperança para a cidade, que lhe garantiram a condição de candidato mais votado em 2012.
Ley em seu primeiro mandato como vereador, foi também Presidente do Legislativo. Durante seu mandato aprovou 41 projetos de lei tendo 5 que mais contribuíram com a população, que foram eles: "Ponto Fora do Ponto" onde passageiros do transporte público urbano podem solicitar a parada fora dos pontos a partir das 21 horas até às 5 horas, trazendo maior segurança para os usuários que irão desembarcar mais próximos de suas casas; o projeto que proíbe a interrupção do fornecimento de água aos consumidores inadimplentes a partir das 12 horas de sextas feiras até às 8 horas de segunda feira e em feriados também; também criou a lei que obriga a realização do teste do coraçãozinho nos recém-nascido atendidos em maternidades públicas e privadas; a regularização dos imóveis construídos em Ipatinga; a proibição da cobrança da taxa de estacionamento em shoppings, hipermercados, lojas de departamento e congêneres; insistiu o programa "Educação e Segurança no Trânsito" na rede municipal de ensino e muito mais. Com sua força de trabalho, trouxe para Ipatinga juntamente com a ajuda de vários outros políticos, as UBS`s para as regionais, a UPA 24 horas, e lutou também pelos mais de 80 milhões em recursos para a saúde de Ipatinga.
Assumiu seu segundo mandato em março de 2019. E está agora em seu terceiro mandato (2021/2024)
Por Obanizia Ferraz