Professora de Ipatinga é selecionada para curso em Portugal

18/08/2022 06h42

Professora da Escola Municipal Gercy Benevenuto, localizada na região do Taúbas, Eliete Martins, foi uma das 100 profissionais selecionadas para participar de um curso especial na Universidade de Porto, em Portugal.

A distinção foi conquistada por meio de projeto desenvolvido pelo governo federal em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

Os temas propostos por Eliete Martins foram ?Grafemas e Fonemas ? Interpretando os sons da fala?, para alunos, e ?Entender o processo de aprendizagem e o funcionamento do sistema alfabético?, para os professores.

A seleção partiu de um curso on-line por meio da plataforma Avamec (Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC)  e publicação de um edital específico. Cada professor deveria apresentar dois projetos, um para alunos e outro focado na formação continuada, ambos embasados no curso ofertado pela Avamec, voltado para a alfabetização baseada na ciência. As análises se deram em duas etapas, uma técnica e outra de mérito. Os educadores selecionados seguem no dia 5 de novembro para pré-cursos nas cidades de São Paulo e Brasília. No dia 7 do mesmo mês, embarcam para Portugal, onde permanecem até o dia 18 de dezembro.

"Sinto-me lisonjeada por ter sido umas das 100 educadoras selecionadas e a oportunidade de representar o município em algo tão grandioso. Foram duas etapas, divididas em análise técnica e de mérito, com o desafio de detalhar dois projetos ligados ao gênero proposto e, ao fim, terei a oportunidade de estar em Portugal para aprender ainda mais", resumiu a mestre ipatinguense.