Solenidades marcam comemorações dos 59 anos do 11º Batalhão

11/08/2022 15h21

Uma série de eventos, como um culto na Igreja Presbiteriana e uma missa na Matriz de São Lourenço, marcaram esta semana as comemorações dos 59 anos de instalação do 11º Batalhão de Polícia Militar. A unidade, que é sediada em Manhuaçu e que tem como ?Ad augusta per angusta? que significa, ?caminhos difíceis, missões mais nobres? é a mais antiga da 12ª Região de Polícia Militar, sediada em Ipatinga e que ainda reúne o 14º BPM (Ipatinga), 26º BPM (Itabira), o 58º BPM (Fabriciano), 62º BPM (Caratinga); além das companhias independentes 12ª de Meio Ambiente e Trânsito (Ipatinga); 17ª (João Monlevade); 21ª Ponte Nova. Com o codinome de ?Sentinela do Caparaó?, é responsável pela manutenção da ordem pública de 24 municípios da parte norte da Zona da Mata. Sua instalação ocorreu em 10 de agosto de 1963.

As comemorações começaram no dia 7, com um culto de ação de graças na Primeira Igreja Presbiteriana de Manhuaçu. A celebração, presidida pelo pastor da comunidade, Anderson Sathler, uniu toda a igreja em oração pelos militares, agradecendo a Deus pelos serviços prestados em prol da comunidade. No dia seguinte, foi a vez da missa, na Catedral de São Lourenço, marcada pelo dia do padroeiro de Manhuaçu, celebrada pelo padre Carlos Altoé.

Na terça-feira, 09, o comando do 11º BPM realizou o 3º Encontro dos Veteranos do Sentinela do Caparaó (como o batalhão é conhecido), com a presença maciça de vários policiais militares que serviram na unidade ao longo de sua existência. E logo após, aconteceu a tradicional solenidade, que foi marcada pela presença de inúmeras autoridades da região e parceiros da Polícia Militar e pelas homenagens aos veteranos e aos policiais que se destacaram em suas atividades. Um dos momentos que emocionou a todos os presentes foi a homenagem aos colegas que recentemente salvaram a vida de um bebê em Lajinha.

Após o anúncio regulamentar ao comandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Luciano Reis, como forma de reverenciar a história da Unidade PM, ele prestou continência ao veterano mais antigo presente: o 1º sargento Olecy José Vidal. A guarda de honra da cerimônia foi composta pelos policiais militares que servem em todas os 24 municípios da ára de atuação do Batalhão e por alunos do Colégio Tiradentes. Abrilhantaram também o evento, o Projeto Integração, como forma de representar todos os projetos sociais que participam do projeto Fique Vivo de Manhuaçu, apoiado pela Polícia Militar. As crianças e adolescentes do PRO-IN fizeram um belíssima apresentação musical.

Encerrando a cerimônia militar, a Companhia Tático Móvel realizou a demonstração de uma abordagem policial de risco, como forma de reforçar o preparo técnico dos policiais militares, o que causou um impacto extremamente positivo ao público presente. E por fim, aconteceu um desfile motorizado, como forma de representar todos os tipos de serviços prestados pela Polícia Militar na área do 11º Batalhão.