Valadares é destaque no indicador 3 do Previne Brasil

O programa do Ministério da Saúde repassa recursos para os municípios que atingirem a meta em sete indicadores.

09/08/2022 16h42

Em lista divulgada recentemente, Valadares, ficou em terceiro lugar na região Sudeste, no Indicador 3 no Programa Previne Brasil, criado pelo Governo Federal em 2019, através do Ministério da Saúde. Ela ficou atrás apenas das paulistanas Presidente Prudente e Bragança Paulista.

Já no ranking estadual, a cidade ficou na primeira colocação no mesmo indicador. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contará com recursos provenientes da União para a Atenção Básica do Município já no segundo quadrimestre de 2022 (maio a agosto).

O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

Para isso, sete indicadores foram criados pelo Governo Federal para o pagamento por desempenho. Um deles é a Proporção de Gestantes que passaram por Atendimento Odontológico e Governador Valadares ficou em sexto lugar na classificação nacional do primeiro quadrimestre, com 74% dos atendimentos entre as cidades com população acima de 100 mil habitantes.