Virginópolis promove vacinação contra pólio e outras doenças

06/08/2022 07h00

Começa nesta segunda-feira, 8, a campanha vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Virginópolis. Até o dia 9 de setembro, a Secretaria de Saúde espera ampliar as coberturas vacinais de crianças com idades de 1 ano a 5 anos e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes.

O intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme determina o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com a campanha de vacinação se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional, e barrar o vírus que provoca a poliomielite.

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), Febre amarela. A Secretaria de Saúde reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real. E nesses casos, o médico sempre deve ser consultado.

Segundo o prefeito Boby Leão, o sucesso da campanha depende de um esforço coletivo entre o município e a própria comunidade para uma grande adesão. "Sempre reforçamos a importância de manter as rotinas de vacinas em dia. Os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir contra mais de 30 doenças. Contamos com o apoio dos cidadãos, que pode se dirigir as todas as nossas salas de vacinação com seus filhos para elevarmos a cobertura vacinal tanto da pólio, quanto de outras vacinas?, reforçou.