Caravana do TCEMG leva conhecimento ao Vale do Rio Doce

Evento acontece em Valadares e reúne técnicos de diversos municípios da região

04/08/2022 18h59

Foto: Leonardo Morais (PMGV)

Com a presença quase 300 pessoas de mais de 30 municípios da região leste de Minas, começou hoje e termina nesta sexta-feira,5, em Valadares, mais uma edição do Encontro Técnico do TCEMG. Durante esses dois dias, os participantes poderão ouvir e debater sobre os mais variados temas referentes à transparencia e eficiência no uso dos recursos públicos no cotidiano da administração municipal. Assuntos como recursos humanos, com destaque para o cadastro dos servidores públicos; aplicação de verbas excepcionais; a nova legislação para licitações; a regulamentação dos chamados "bens de luxo", são uma das pautas do encontro, que levou a Valadares a alta cúpula do TCEMG e servidores do corpo técnico da instituição.

Anfitrião do vento, o prefeito André Merlo destacou a importância dos temas debatidos no dia a dia da nova administração pública. "Eu vim da iniciativa privada e desde que assumi tinha como meta realizar um governo de transparência, de legalidade e de integridade nos atos da administração. Sei que isso não é uma qualidade, mas um dever que as vezes pode deixar de ser feito, mas eu nunca deixei e sempre cobrei que nós seguíssemos esse objetivo".

Merlo ressaltou ainda a importância e o empenho do controlador-geral do município, Luciano Souto, que está à frente desse trabalho e é um defensor dessas parcerias com os órgãos de controle como o TCEMG e o Tribunal de Contas da União (TCU). Para ele o trabalho realizado pela sua gestão na transparência dos atos administrativos está sendo conseguindo resultados acima do que ele pensava. Ele destacou que Valadares tem realizado um trabalho intenso na questão do controle interno e isso foi comprovado porque na avaliação realizada no ano passado pelo TCEMG, o município obteve a nota 95 num total de 100 pontos e que foi essa avaliação que chancelou a realização do evento em Valadares.

"A gente quer um governo transparente e com eficiência, inclusive para achar algum erro que possa acontecer em nosso governo. Através do Portal da Transparência já encontramos um erro de digitação em uma licitação, mas que poderia ser algo maldoso, no entanto foi detectado e corrigido. Nosso propósito é que nosso governo seja reconhecido como um governo da transparência e por isso é importante a presença do TCEMG em Valadares hoje para que possamos estar sempre aperfeiçoando esse trabalho", comentou o controlador-geral.

Os seguidores do perfil oficial do Tribunal de Contas mineiro no Instagram (@tcemgoficial) ainda participaram do sorteio de livros do conselheiro Durval Ângelo. Além de aprenderem melhores práticas de gestão pública durante todo o dia, os sortudos ainda voltaram para casa com exemplares das obras Conselhos de Cidadania: exercício da Democracia, Palavras, Atos e Julgados de um conselheiro de Contas e Controle Externo no Século XXI, este último em parceria com o conselheiro Cláudio Terrão.

Nesta sexta-feira, 5, pela manhã, os servidores públicos do Vale do Rio Doce e leste mineiro ainda terão palestras sobre as ações de fiscalização do TCEMG e poderão conhecer um pouco mais dos sistemas do Tribunal: Sicom, Sisop e CAPMG. O Encontro Técnico acontece no auditório do Colégio Genoma, no centro de Governador Valadares. O último ciclo de palestras do evento ocorre em Belo Horizonte, na sede do TCEMG, em novembro, após o período eleitoral. 

Foto: Lucas Borges (TCEMG)