Ipatinga ajuda na ressocialização de presos

04/08/2022 15h33

Cerca de 40 detentos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, estão prestando serviços ao município de Ipatinga. A ação faz parte de uma parceria da Prefeitura de Ipatinga com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. A medida visa além da ressocialização, abreviar o tempo de cumprimento da pena.

A cada três dias de trabalho, com jornadas entre seis e oito horas, exceto domingos e feriados, ou 12 horas de frequência escolar divididas no mesmo período, a Justiça lhes outorga a redução de um dia em suas sentenças. As atividades desenvolvidas pelos beneficiados em Ipatinga abrangem diversas secretarias, como Obras Públicas, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Administração.

Para fazer jus à progressão de suas penas, as pessoas inscritas no programa têm atuado em tarefas como auxílio no almoxarifado central, transporte de insumos, serviços de manutenção e limpeza de ruas. Conforme a gestão municipal, em breve eles atuarão também, sob supervisão técnica e funcional, no apoio à manutenção e conservação de praças, escolas e outros espaços e equipamentos públicos.

" Vejo esse projeto como uma importante missão humanitária do governo municipal em favor dessas pessoas que já estão tão estigmatizadas pela sociedade. Estamos assim dando uma nova chance aos indivíduos apenados por erros cometidos, estimulando-os a terem uma vida digna, longe da criminalidade, e mostrando que a reinserção no mercado é possível", refletiu o prefeito Gustavo Nunes.