Valadares recebe Encontro Técnico do TCE-MG

04/08/2022 07h30

Começa hoje e vai até amanha, sexta-feira,4 o Encontro Técnico TCEMG, que vai receber representantes de municípios do Vale do Rio Doce. O evento acontece nos no auditório da Escola Genoma, e tem a intenção de reunir agentes públicos e cidadãos interessados em saber mais sobre os benefícios do controle para a transformação das cidades mineiras. Além do TCE, entidades comom o Sebrae e a AMM (Associação Mineira dos Municípios) terão um momento de exposição durante o evento como instituições parceiras do encontro.

No decorrer desses dois dias serão apresentadas palestras sobre a nova lei estadual 23.830/2021, que trata sobre a gestão e controle dos recursos recebidos por danos socioambientais; a nova Lei de Licitações; o novo Fundeb e as ações de fiscalização desenvolvidas pelo TCEMG. Os participantes também terão a chance de conhecer sobre o espaço de inteligência, inovação e dados do TCEMG, o Suricato, e sobre os sistemas Sicom (Sistema Informatizado de Contas Municipais), CAPMG (Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios) e SISOP (Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas de Minas Gerais) elaborados pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Antes de Valadares, o Encontro Técnico do TCEMG aconteceu em outras sete cidades: Montes Claros, Poços de Caldas, Leopoldina, Capelinha e João Pinheiro. O evento final será realizado na capital mineira, em novembro, após o período eleitoral. A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, organizadora do evento, emitirá certificados on-line aos participantes.