Batalhão de Guanhães comemora três anos de instalação

11/07/2022 09h36


Em solenidade realizada na última semana, foram comemorados os três anos de instalação do 65º Batalhão da Polícia Militar, em Guanhães. A prefeita de Sardoá, Ivania Maria Maia, município da área de atuação da unidade, prestigiou a festa.

A unidade, que foi elevada à esta categoria em 9 de julho de 2019, com a efetivada instalação ocorrendo em 10 de julho. Conhecido como Guardião do Centro-nordeste mineiro, é responsável pela patrulhamento de 27 municípios. Sua tropa é reconhecida pela proatividade e esforço, alcançando grandes resultados independente de situações adversas.

Segundo histórico oficial, Guanhães, cidade de 35 mil habitantes, possuía nos anos 70 um Destacamento, cujo comando normalmente é exercido por um sargento. Em 1974, foi elevado à categoria de pelotão, pertencendo ao 14º BPM de Ipatinga, sendo designado para comandá-lo o 2º tenente Dilamar Geraldo Moreira Pinto.


Assim ficou até o ano 2000, quando foi elevado à companhia, subordinada ao 26º BPM de Itabira, tendo como comandante o capitão Francisco Augusto Pinto Corrêa. Em 2009, passou a categoria de companhia independente, tendo como comandante o major Jorge Augusto Nogueira dos Santos.

No dia 28 de julho de 2017, a unidade mudou-se para um prédio maior e mais moderno, em um terreno cedido pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens), situado na Avenida Ciro Nunes, 547, bairro Amazonas.

Com a Resolução 4.812, publicada em 09 de julho de 2019, a categoria da unidade foi alterada para Batalhão, tendo como primeiro Comandante o Tenente coronel Gilberto de Jesus Costa. Seu atual comandante é o tenente-coronel Paulo Henrique Carneiro Leão.

O 65º Batalhão é composto pela 100º Companhia, com 1º e 2º pelotão em Guanhães e 3º em Sabinópolis e a 102º Companhia, com 1º pelotão em Peçanha, 2º Pelotão em Coroaci, 3º pelotão em Santa Maria do Suaçuí e 4º pelotão em São João Evangelista.



COMPARTILHE:
MAIS NOTICIAS
Acessem nossas redes sociais:
© 2022 — JORNAL DOS VALES - Todos os direitos reservados