Brasil já registra quase 80 casos de varíola

Informação é do Ministério da Saúde

04/07/2022 09h00


O Ministério da Saúde informou neste domingo, 3, que já registrou, oficialmente, 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) em todo o país. Desse total, São Paulo lidera a lista com 52, seguindo com 16 no Rio, dois em Minas, Rio Grande do Sul e Ceará. Rio do Norte e Distrito Federal anotaram um caso cada.

Também em nota, a Secretaria de Saúde do estado do Rio relatou que até a última sexta-feira, 1º, haviam sido notificados 39 casos suspeitos da doença, dos quais 13 foram confirmados, sendo nove pacientes na capital fluminense, incluindo o caso de uma pessoa procedente de Londres, Inglaterra.

Os demais estão assim distribuídos: um em Maricá, na Região dos Lagos; um em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; um em Queimados, também na Baixada e residente em Portugal; e um em Niterói, na região metropolitana do Rio, procedente da Inglaterra. Mais seis casos permanecem em investigação e 20 foram descartados.

A diferença entre o total relatado pela secretaria e pelo Ministério da Saúde pode ser explicada, segundo a assessoria do órgão estadual, pela não confirmação de casos ainda pela área técnica. "Os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pela secretarias estaduais e pelas equipes de Vigilância em Saúde dos municípios", informou. A secretaria ressaltou que embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.