Startup Weekend foi sucesso em Valadares no último final de semana

Soluções inteligentes foram apresentadas para as demandas da cidade; o projeto vencedor priorizou bem-estar e menos poluição


Um final de semana para estimular empreendedores a compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. Esta foi a segunda edição do Startup Weekend em Governador Valadares, que aconteceu neste final de semana (25 a 27) no auditório da FIEMG Regional Rio Doce.

O evento começou na sexta à noite, com o palco aberto para compartilhamento de ideias e formação de equipes. Durante o sábado e domingo, os times buscaram desenvolver um modelo de negócio e um produto mínimo viável utilizando metodologias e ferramentas para as quais eram orientados durante o evento. Um time de mentores esteve à disposição para auxiliar durante a elaboração dos projetos.

Durante a maratona de 54 horas, os 70 participantes, separados em equipes, desenvolveram soluções para diferentes demandas da cidade e apresentaram o resultado para um júri com empresários, representantes das empresas apoiadoras, mentores e especialistas.

O resultado do evento foi a apresentação de 7 soluções para a cidade, sendo:

-Coleta Cidadã: transformar o lixo em oportunidades, por meio de um software de gerenciamento de clientes para as instituições que comercializam produtos reciclados;

-Block Transfer: realizar transferências bancárias internacionais de forma rápida, segura e baixo custo, por meio de criptomoedas.

-Estacione Fast: melhorar a mobilidade urbana, por meio de indicação de estacionamentos com vagas, facilitando o acesso do motorista e dando fluidez ao trânsito;

-Cadê o Busão?: indicar, com precisão, a localização dos ônibus, rastreando os veículos em seus itinerários em tempo real, diminuindo o tempo de espera dos passageiros e reduzindo a quantidade de pessoas nos pontos de ônibus;

-Bueiro Tech: diminuir as ocorrências de alagamento urbano, com o serviço de coletor (rede) instalado nos bueiros, que por meio de um sensor, é acionado quando estes coletores estiverem alcançando nível de cheia. O serviço de limpeza urbana, após a informação, envia a equipe e faz a limpeza do espaço;

-Info City: facilitar a comunidade da comunidade com o setor público, principalmente quando algumas demandas são observadas. Por meio de um aplicativo, o cidadão poderá fotografar, filmar ou notificar a situação e enviar para a Prefeitura Municipal, com possibilidade de descontos nos tributos e taxas;

-Log Bike: criar uma alterativa sustentável e prática de entrega de produtos (comida, roupas, documentos), por meio do uso da bicicleta.

Os vencedores foram: 1º lugar: Log Bike; 2º lugar: Coleta Cidadã; 3º lugar: Info City e foi dada uma Menção Honrosa ao time “Cadê o Busão?”.

Para Aretusa Martins, agente de inovação do Governo de Minas, os resultados foram satisfatórios. “Estou muito satisfeita com o evento e com as soluções apresentadas pelas equipes. Os times mostraram-se maduros, criativos, inovadores e muito integrados. É isso que faz a diferença durante a maratona e, considero que a deste final de semana foi um sucesso. Comemoro, junto apoiadores e patrocinadores, todos os resultados, a quem também agradeço pela parceria. Com o apoio do Governo de Minas vamos incentivar, cada vez mais, a realização de projetos como esse, que priorizam empreendedorismo e inovação, transformando nossos territórios”, disse.

A gerente da FIEMG Regional Rio Doce, Jacqueline Iamin, organizadora e apoiadora, considerou que o evento alcançou seu objetivo e os resultados esperados. “Para nós que apoiamos a segunda edição do Startup Weekend, o mais importante é que os participantes entendessem as dores e as demandas da população e transformassem em soluções. É certo que são inúmeras as demandas de uma cidade, mas estou satisfeita com as propostas apresentadas e faremos o possível para apoiarmos os encaminhamentos que surgirem a partir desse evento”, afirmou.

O Startup Weekend, que já ajudou a criar mais de 8 mil projetos inovadores em cerca de 700 cidades do planeta, foi realizado pela Techstars, aceleradora americana, Google eappear.in e contou com o apoio da Comunidade Rio Doce Valley, FIEMG Regional Rio Doce, Vale, Sebrae Minas, Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SEDECTES, FAPEMIG, Nostro Coworking, Prefeitura Municipal de Governador Valadares, Garantia dos Vales, CDL, Sindcont GV e Sicoob Crediriodoce e Agenda de Convergência Rio Doce. Além disso, patrocinaram o evento a Padaria Pão Total, Zibia Lopes Estética, Chua Alimntos, Allman Consultoria, Piracanjuba, Biscoitos Dadalto, Salgadinhos Click, GV Pirotecnia, Zambev, Hotel Ibituruna Center, Apiki, Global Log e Konnet Telecom.

A Vale foi a empresa âncora do evento, e por acreditar no desenvolvimento do território onde atua, sempre busca apoiar iniciativas viáveis que com inovação, buscam a transformação das cidades em um lugar para se viver bem.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=427742347697135&id=321603888310982