As peças do jazz no tabuleiro

Primeira edição do evento, que começa hoje e vai até segunda-feira, será aberta ao público

Em 1968, Toninho Horta tinha 19 anos, um a menos que Joyce Moreno, quando ouviu uma de suas canções, ?Litoral?, parceria sua com Ronaldo Bastos, ganhar o colorido da voz da carioca; essa composição integrava o debute da jovem cantora. Cinco décadas depois, numa espécie de celebração, aquele rebento musical ganhará uma nova roupagem jazzística, em formato voz e violão. Essa versão comemorativa estará presente no repertório da dupla na primeira edição do Tabuleiro Jazz Festival, que vai de hoje até segunda-feira, em Tabuleiro, distrito de Conceição do Mato Dentro, e contará com outros grandes nomes nacionais e internacionais.

Os norte-americanos Paul McCandless (sax soprano, corne inglês e clarone) e Paul Hanson (fagote), o suíço Stephan Kurmann (baixo acústico) e personalidades da MPB e da música instrumental tupiniquim, como Carlos Malta, também fazem parte da festa. A entrada é gratuita.

Além de exaltar a parceria com Joyce ? e a emoção de interpretar várias peças de Tom Jobim com ela ?, Toninho Horta enxerga Conceição do Mato Dentro como uma nova casa para o jazz em Minas Gerais.

?O festival será realizado em um local de natureza exuberante, um lugar muito visitado por gente do mundo inteiro. E a cidade de Conceição do Mato Dentro, ainda que tenha aquela vida pacata comum do interior, vem ampliando o cenário cultural. Participar de um evento com nomes internacionais e gente de outras partes do Brasil e de Minas vai dar um resultado muito bacana. Uma congregação de músicos importantes. Vamos torcer para que o festival possa ser efetivado?, ressalta Horta.

A parceria com Joyce não ficará restrita ao show, programado para amanhã, às 20h. ?Estou lançando em junho um novo disco chamado ?Belo Horizonte?, comemorando 35 anos da minha banda, a Orquestra Fantasma. Será um disco duplo, com 17 músicas, sendo um deles com regravações, e o outro, com material inédito. Terá a participação da Joyce, de João Bosco e de outros artistas. Um disco muito bacana, cheio de cores e que homenageia BH, onde nasci e cresci?, relata Horta, que lançará, até o fim do ano, um álbum voltado para o mercado norte-americano.

Um suíço ?minerin?. Casado com uma brasileira, o baixista suíço Stephan Kurmann é uma das atrações do Tabuleiro Jazz Festival. Ele vai integrar o Aliéksey Vianna Trio, no lançamento do DVD ?Ébano?. Os norte-americanos Paul McCandless e Michael Eckroth são os convidados especiais da apresentação.

?A cena musical em Minas é de alto nível. Ter um festival desses é importante, com grandes músicos, em que se reencontra velhos amigos e se faz novos amigos. Há um intercâmbio cultural intenso, em que é possível aprender com outras culturas em meio a essa mistura. O jazz e a música brasileira fazem parte disso?, ressalta Kurmann.

O baixista já tocou com vários instrumentistas do mundo, inclusive com o americano Chet Baker. ?Toquei somente duas vezes com ele (Baker). Mas era uma oportunidade, fui chamado e toquei com ele. Fico feliz de poder tocar com grandes músicos. O mais importante é manter a cena viva. E a cena daqui (de Minas) é forte. É cuidar dessa cena, nutri-la, como regar um jardim ou cuidar de um bebê. Se não cuidarmos da cena, ela pode acabar. E é bom ter iniciativas como a desse festival. Espero que seja um sucesso?, afirma.

Com bom humor, Kurmann relembra ? ou melhor, tenta se recordar ? do início de seu amor pelo jazz. ?Isso faz tempo, não me lembro (risos). Toquei baixo elétrico quando adolescente e me apaixonei pela música em geral. O jazz é uma música muito aberta, e considero o improviso muito importante. Aprendi tocando com músicos mais velhos e mais experientes?, comenta o baixista suíço.

(*) Sob supervisão de Daniel Barbosa

 

PROGRAMAÇÃO

Hoje

Rua Eloi Chaves, S/N

20h. Estevam Rupestre e a Rapadura Cósmica

21h. Deco Lima

22h. Filipe Gaeta Blues Band

23h. Caxi Rajão Trio

Amanhã

Rua Eloi Chaves, S/N

18h. Paul Hanson e Magno Alexandre Quarteto

20h. Joyce Moreno e Toninho Horta

22h. DJs Vintage Rodolfo e Alisson

Domingo

Rua Eloi Chaves, S/N

18h. Aliéksey Vianna Trio convida Paul McCandless e Michael Eckroth (Lançamento do DVD ?Ébano")

20h. Carlos Malta e Pife Muderno

22h. DJs Vintage Rodolfo e Alisson

Segunda-feira

Cachoeira do Tabuleiro

15h. Exibição de saltos de base jump

Centrinho do distrito

16h. Marujada Conceição do Mato Dentro

Anfiteatro da Cachoeira de Tabuleiro

17h. Apresentação dos grupos musicais Pipiruí e Cataventoré e Oficina de Pífano

19h. Apresentação das Crianças ?Clubinho do Jazz?

Igrejinha de Tabuleiro

20h. Peça de teatro Maria Saudade, com o grupo Maria Tiana