Sebrae Minas lança cartilha que esclarece sobre as obrigações do MEI

Publicação será disponibilizada para download gratuito durante a Semana do Microempreendedor Individual, realizada em maio

Com o aumento do desemprego, muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma alternativa para driblar a crise, sendo dono do seu próprio negócio. Mas o que pouca gente sabe é que além das vantagens da formalização, como os benefícios tributários e previdenciários, os MEI devem estar atentos às suas obrigações.

Para o orientar os empreendedores sobre o assunto, o Sebrae Minas lança a Cartilha O Dia a Dia do Microempreendedor Individual. A publicação será disponibilizada gratuitamente durante a Semana do MEI, realizada de 14 a 19 de maio, em mais de 170 cidades mineiras. Informações: http://www.semanadomeimg.com.br

A cartilha orienta sobre as obrigações que precisam ser cumpridas após a formalização, como por exemplo: licenças exigidas para a atividade e a regulamentação junto aos órgãos responsáveis, pagamento do boleto mensal (Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS), emissão de notas fiscais, preenchimento do Relatório Mensal de Receitas Brutas e a entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).

A publicação, elaborada pelo Sebrae Minas, auxilia os empreendedores sobe questões administrativas e de gestão. “O objetivo da cartilha é responder algumas das principais dúvidas sobre a rotina de um MEI, melhorias na gestão e controles que podem contribuir efetivamente para o sucesso do negócio”, justifica a analista do Sebrae Minas, Viviane Soares.

A cartilha O Dia a Dia do Microempreendedor Individual integra a série Microempreendedor Individual composta por outas 13 publicações relacionadas às atividades de maior interesse dos empreendedores.

O lançamento da cartilha acontece durante a Semana do MEI, realizada de 14 a 19 de maio, em todo o país. Pelo http://www.semanadomeimg.com.br o Sebrae Minas irá disponibilizar a publicação gratuitamente para os empreendedores. Os interessados em se tornar um MEI ainda poderão participar de capacitações gratuitas online e presenciais. Na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri terão ações em Aguas Formosas, Almenara, Araçuaí, Bandeira, Capelinha, Carlos Chagas, Catuji, Chapada do Norte, Diamantina, Itaipé Itambacuri, Jequitinhonha, Malacacheta, Minas Novas, Nanuque, Padre Paraíso, Serra dos Aimorés, Serro, Teófilo Otoni.

As inscrições para a programação online já podem ser feitas pelo site www.semanadomeimg.com.br

Semana do MEI

De 14 a 19 de maio

Informações e inscrições gratuitas: www.semanadomeimg.com.br