'Han Solo' será exibido em Cannes

Novo derivado da série 'Star Wars' fará sua estreia mundial no festival francês, que segue em litígio com a Netflix


?Han Solo: Uma História Star Wars?, o novo filme do universo da franquia, fará sua estreia mundial no Festival de Cannes, informou o site Deadline. A história é centrada na juventude do popular personagem Han Solo. A estreia comercial do filme está marcada para o dia 25 de maio (um dia antes no Brasil). Em Cannes, ele será exibido pela primeira vez no dia 15 de maio, de acordo com a publicação. Não está claro se ?Han Solo? participará da competição principal do festival pela Palma de Ouro. A Disney não comentou o assunto. A mostra em Cannes acontecerá entre 8 e 19 de maio.

Não será a primeira vez que a saga galáctica idealizada por George Lucas desembarcará no festival francês. ?Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones? (2002) e ?Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith? (2005) foram exibidos no festival. No novo filme, Alden Ehrenreich dá vida ao papel que foi de Harrison Ford nas versões originais de ?Star Wars?. Woody Harrelson, Emilia Clarke, Donald Glover, Thandie Newton, Phoebe Waller-Bridge e Paul Bettany também estão no elenco.

?Han Solo?, se passa em um tempo anterior a ?Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)?. O roteiro foi escrito por Lawrence Kasdan e seu filho Jon. A produção do filme foi cercada de problemas e controvérsia. Em junho, os diretores Phil Lord e Christoper Miller foram demitidos pela Lucasfilm, por causa de diferenças criativas. Ron Howard, vencedor do Oscar de melhor filme e melhor diretor por ?Uma Mente Brilhante? (2001), então assumiu a direção do longa. ?Han Solo? será o segundo derivado da trama central da franquia, após ?Rogue One: Uma História Star Wars? (2016).

Imbróglio. Uma rixa entre Netflix e o Festival de Cannes pode ter ganhado proporções ainda maiores. Fontes revelaram ao ?The Hollywood Reporter? que a plataforma de streaming está ameaçando retirar seus filmes do maior festival de cinema do mundo depois que o diretor do evento, Thierry Fremaux, afirmou, no último mês, que não vai exibir nenhuma produção da Netflix nas categorias de Cannes.

A situação ainda não é confirmada, e uma decisão final não será divulgada até o festival anunciar as atrações no dia 12 de abril. A polêmica entre Netflix e o cinema tradicional já vem de alguns anos, desde quando o serviço de streaming ganhou uma força gigantesca na indústria.