Projeto Música na Escola João Walmick

O ensino de música na educação básica é obrigatório desde 2008, quando foi sancionada a Lei nº 11.769.


Educar a criança através da música é o objetivo do projeto “Música na Escola”, desenvolvido pelo Serviço de Educação Técnico e Profissional (Sertep). Neste primeiro semestre de 2018, o projeto será oferecido na Escola Estadual João Walmick, no bairro Vila Ipanema, em Ipatinga.
Foram selecionadas 30 crianças para o projeto e elas terão a oportunidade de aprender as técnicas para tocar a flauta doce, instrumento de sopro que exige bastante disciplina.

O projeto visa ensinar aos alunos e aos pais como a música é um importante instrumento de transformação individual e social, trazendo diversos benefícios para a saúde, integração e aprendizado. Além disso, a iniciativa oferta a chance dos alunos desenvolverem novas habilidades.

Segundo professor do “Música na Escola”, Franklin Vial, o projeto tem mais a acrescentar do que simplesmente ensinar um instrumento musical às crianças. “A música é uma ferramenta de socialização. Ela tem o poder de ensinar disciplina, parceria e melhora o poder de raciocínio em outras matérias”, afirma Franklin.

Em 2017, o projeto esteve na Escola Nacif Selim de Salles e a expectativa é que o projeto seja expandido para outras escolas estaduais e municipais de Ipatinga e região.