Moradores do São Raimundo recebem suas chaves

Fotos: Leonardo Morais/PMGV

A solenidade teve início com a entrega da primeira unidade habitacional para dona Maria Nascimento, 85 anos, que foi acompanhada pelo ministro, pelo prefeito e pelo secretário nacional de habitação, para conhecer o seu novo lar, onde pôde visitar todas as suas dependências (foto a seguir)

Uma solenidade cercada de muita festa e emoção marcou na manhã de hoje a entrega de quase 500 chaves para os futuros moradores dos residenciais São Raimundo I e II, em Governador Valadares. O evento contou com a presença do prefeito André Merlo, que recepcionou o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira e o secretário Nacional da Habitação, Alfredo Santos. Também marcaram presença os deputados federais Hercílio Coelho Diniz e Marcelo Álvaro, que vai disputar uma vaga no Senado; o secretário Municipal de Planejamento, Jackson Lemos e o superintendente regional da Caixa, Fábio Garcia.


Em sua fala, o ministro Daniel Ferreira ressaltou que as moradias que ele estava entregando mudam a realidade de centenas de famílias. Ele lembrou um dos principais benefícios que os moradores recebem, que é o aumento de sua renda, pois a família deixa de pagar o aluguel para pagar a parcela mensal de apenas R$ 80.

Após enaltecer a política habitacional que o presidente Jair Bolsonaro vem fazendo no país, o ministro anunciou uma vitória que o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, conseguiu no Congresso Nacional, em aprovar duas emendas numa Medida Provisória que vai mudar a realidade dos financiamentos habitacionais no país. Essas mudanças vão aumentar o prazo do financiamento para 35 anos e as pessoas poderão utilizar o FGTS. “Isso permitirá que as pessoas que não tinham acesso ao crédito, passem a ter”, destacou o ministro.

Zerar o déficit

O prefeito André Merlo aproveitou o encontro com o ministro para solicitar celeridade na conclusão e entrega do residencial Dom Manoel e dos residenciais Ibituruna I e II, que estão em construção em Valadares. Ao falar sobre a entrega das chaves aos futuros moradores dos residenciais que estavam sendo inaugurados, o prefeito disse que o sonho de qualquer prefeito é zerar o déficit habitacional de suas cidades e que ele está correndo atrás da realização deste sonho desde que assumiu. “Já temos entregado novas moradias e com essa inauguração aqui hoje alcançamos cerca de 1,8 mil novas moradias. Vamos ultrapassar as 2 mil rapidamente e chegaremos a 3 mil. Com a criação do Plano Municipal de Habitação, nós vamos acelerar as entregas e isso é muito importante”, afirmou.

Os beneficiados com os apartamentos dos residenciais São Raimundo I e II estavam emocionados durante a solenidade e aguardavam ansiosos a entrega das chaves. Eles foram ao delírio quando o prefeito anunciou que a Prefeitura, através do SAAE, irá custear as despesas com a ligação da água nos apartamentos.

“Houve uma dúvida de quem faria as ligações, se seria a Prefeitura, a construtora, a Caixa ou o Ministério. Estive reunido com nosso pessoal e resolvemos dar este presente para todos, o que significa uma economia de R$800 que vocês teriam que pagar para fazer a ligação da água de seus apartamentos”, finalizou o prefeito André Merlo.