Campanha de vacinação vai até esta 6ª Feira


Termina nesta sexta-feira, 3, o prazo inicial para as pessoas se vacinarem contra influenza (gripe) e o sarampo. Segundo dados do Ministério, a cobertura vacinal está bem abaixo da meta, com grande parte do público-alvo permanecendo vulneráveis às infecções. As vacinas são gratuitas e encontram-se disponíveis nas salas de imunização dos postos de saúde dos municípios.

As coberturas vacinais preconizadas e reforçadas por orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), são obtidas com pelo menos 90% dos grupos prioritários da vacinação contra a gripe e 95% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade a serem imunizadas contra o sarampo.

No entanto, para cumprir as metas, a SES/MG orienta municípios a utilizarem diversas estratégias, até mesmo em parceria com os agentes comunitários de saúde, para busca ativa de pessoas que ainda não foram imunizadas, vacinação extramuros, em domicílio, em empresas e outras estratégias.

“Os agentes vão de casa em casa, com a mesma fala ‘se você não vacinou, ainda não levou sua criança para vacinar, leve, que ainda está em tempo. Até sexta-feira, a campanha estará vigorando’”, disse.

Sueli Veloso também chama a atenção dos pais para o risco do sarampo. “Nós não imaginávamos que tão cedo veríamos novos casos de sarampo, e a gente já diagnosticou um caso positivo. Então, que os pais levem suas crianças para se vacinarem, porque elas são as maiores vítimas do sarampo”, alertou.