Valadares lança campanha de combate a incêndios florestais

O objetivo é promover a reflexão sobre o tema e atuar preventivamente através da conscientização


Com a chegada do inverno e do tempo seco, aumenta consideravelmente o risco de incêndios. E pensando nisso, a Prefeitura de Valadares lançou a 3ª Campanha de Combate a Incêndios Florestais. A campanha conta com a participação do Corpo de Bombeiros, do Codema (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente), do Sindicato Rural, IEF, além de escolas públicas e privadas da cidade.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho, em três anos de campanha, os resultados positivos puderam ser percebidos. “Em 2019 foram queimados 700 hectares somente na área do pico, em 2020 não tivemos incêndio graças ao empenho em relação a prevenção, e em 2021 mesmo com um grande incêndio conseguimos uma redução da área atingida, então nosso trabalho é focado em risco zero de incêndio, contando com o envolvimento de todos”, enfatizou.

Também presente na solenidade, o prefeito André Merlo destacou as ações do poder público em relação a prevenção de incêndios e o apoio aos produtores rurais que são prejudicados pelas queimadas. “Os incêndios causam danos ao meio ambiente, aos animais, provocam o ressecamento do solo e queda na produtividade, prejudicam a agricultura, o abastecimento de água, o turismo, por isso precisamos estar atentos. Saber a origem deles é de fundamental importância, para que possamos tomar medidas cabíveis contra aqueles que comprovadamente provocaram algum incêndio”, alertou.