Artesanato do Vale do Jequitinhonha chega a Timóteo


As belezas e particularidades do artesanato do Vale do Jequitinhonha podem ser vistas de perto, graças à exposição aberta no centro de cultura da Fundação Aperam Acesita, em Timóteo. A mostra, dedicada às peças em argila, bordados, quadros em mosaicos e madeira, ficam disponíveis para visitação do público até o dia 27, das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Alameda 31 de Outubro, 500, Centro/Norte.

A exposição apresenta artesãos das comunidades de Cachoeira do Fanado (Minas Novas), Campo Alegre e Campo Buriti (Turmalina) e das cidades de Itamarandiba e Capelinha. Todas as peças podem ser adquiridas durante a mostra.

Patrimônio imaterial de Minas Gerais, o artesanato produzido no Vale do Jequitinhonha, na cidade de Turmalina, constitui-se como uma importante referência cultural do estado. O processo de produção artesanal das peças é cuidadoso e os artesãos têm domínio de todas as etapas de desenvolvimento dos itens, desde a extração do barro, passando pela fabricação dos pigmentos, até a construção dos fornos para a queima.

Desde 2006, a Aperam BioEnergia trabalha focada na potencialização do artesanato do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa integra parte estratégica da empresa na geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.

Em 16 anos, o programa já promoveu mais de 700 horas de capacitação em gestão, design de embalagem e preparação para feiras estaduais e locais. A empresa ainda mantém apoio com produção de cartões de visita, sacolas, tags de identificação para os produtos, além da disponibilização de resíduos florestais na queima do artesanato.