Valadares 84 anos: keniana no pódio da Corrida Rústica

A prova contou com mais de 800 atletas



Mais de 800 atletas participaram da Corrida Rústica realizada neste domingo (30) em comemoração aos 84 anos de Governador Valadares. Na lista de campeões estão, entre outros, Marcos Ricardo, Suzi Ruas (5km), Gilmar Silvestre Lopes, Jéssica Ladeira Soares (10 km) e também a keniana Selly Korir, que descobriu a prova pelo instagram, se inscreveu e “veio com a cara e a coragem” para Valadares onde conquistou o terceiro lugar dando um exemplo de superação.

Korir chegou ontem (29) de São Paulo, depois de 18 horas de viagem, e foi direto para a Praça do Emigrante onde encontrou os organizadores montando a estrutura da prova. Lucas Mendes, da LM Assessoria Esportiva, estava ajudando na montagem e usou o google tradutor para conversar com a atleta que só fala em inglês. Ao perceber que ela voltaria para a rodoviária por não ter onde ficar Lucas fez contato com o dono de assessoria esportiva Luiz Souza, o Pinga, que a acolheu em sua casa.

A atleta costuma fazer o percurso de 10 km em 31 minutos, mas devido ao calor se sentiu mal durante a prova. “Ontem senti muito as pernas por conta da viagem e hoje, logo no começo da corrida, senti mal estar por causa do calor. Consegui chegar me arrastando em 3º lugar geral”, comemorou. Selly chegou a ser levada para o hospital, mas chegou a tempo de subir no pódio e pegar seu prêmio.

Outro caso de superação foi o da atleta Suzi Ruas, de Vitória da Conquista (BA). “Foi uma prova emocionante porque foi a primeira que disputo depois de 15 dias de Covid. Faltando 900 metros para chegar, errei o caminho e corri um quilômetro a mais, mas Deus é tão maravilhoso que mesmo assim consegui conquistar o primeiro lugar no 5 km feminino. Esta foi a melhor corrida da minha vida”.
Jésus Ferraz Barbosa, de 74 anos, veio de Timóteo (MG) e foi o corredor mais velho a participar da prova hoje. “Eu treino em morros três vezes por semana, então os morros que peguei foram tranquilos para mim. Achei a prova muito bem organizada, com pessoal indicando o trajeto pra gente, água à vontade e uma boa premiação”, elogiou.

Luiz Souza era pura alegria. O atleta não só conquistou o pódio como teve mais de 12 assessorados também premiados. “Isso é muito importante para nós porque mostra que vale à pena treinar. Sempre falo para eles que é importante treinar com disciplina independente de ter corrida ou não. E o resultado é esse mesmo tendo uma corrida difícil e com sol, estamos colhendo os frutos dos nossos esforços”, enfatizou.



O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, representou o prefeito André Merlo, que está com Covid-19 e acompanhou a prova de casa. “Governador Valadares é cada vez mais a capital do esporte. Essa gestão tem reformulado as políticas esportivas em nossa cidade, promovendo mais eventos, realizando mais competições e com a reforma da Praça de Esportes estamos ajudando nossos atletas a melhorarem seus desempenhos”, pontuou.

O deputado federal Hercílio Coelho Diniz parabenizou a gestão por incentivar o esporte na cidade e aos atletas por participarem da prova.



Confira os primeiros lugares das principais categorias:
5 km masculino geral
1 - Marcos Ricardo
2 - José Gonçalves Lopes
3 - Givanildo Rodrigues

5 km feminino geral
1 - Suzi Ruas
2 - Andreia Pires Neto Maimoni
3 - Solange Sabino de Jesus

5 km valadarense masculino
1 - Maycoon Dias de Souza
2 - Crispim Pimenta
3 - Antônio de Souza

5 km valadarense feminino
1 - Zila Martins Amaral
2 - Maria de Fátima Silva
3 - Marilda Paula de Paiva Costa

10 km masculino geral
1 - Gilmar Silvestre Lopes
2 - Gilberto Silvestre Lopes
3 - Raimundo Nonato Pereira Silva

10 feminino geral
1 - Helena Pereira
2 - Fabricia Martins Amaral
3 - Maria da Penha Rodrigues
Os demais resultados podem ser conferidos pelo site: www.keepsporting.com